São José está entre as melhores cidades do país em governança, aponta índice nacional

Atualizado

Município foi o segundo colocado em criação de novas vagas de emprego em maio, de acordo com o Caged – Divulgação/ND

São José está entre os oito municípios catarinenses que se destacaram nesta semana e ficaram no ranking das 50 cidades com mais de 100 mil habitantes melhor colocadas do país no Índice de Governança Municipal (IGM), do CFA (Conselho Federal de Administração). Pelo levantamento, que avalia serviços de saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e segurança com base no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema Único de Saúde (SUS), o município aparece na 36ª colocação, à frente de Joinville e Florianópolis.

O índice é um dos parâmetros que ilustram o crescimento e desenvolvimento econômico da cidade. Dados do Ministério da Economia também apontam que o município está entre as que mais geram emprego em Santa Catarina. Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), São José teve saldo positivo na criação de empregos no mês de maio e foi a segunda colocada em geração de novas vagas no Estado. Neste período, foram abertos 4.650 postos de trabalho e 4.395 desligamentos, o que gerou um saldo positivo de 255 vagas.

Avanços na segurança

A segurança pública também teve avanços. O balanço semestral de estatísticas da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina aponta uma queda significativa nos índices de criminalidade em São José. Os dados, colhidos até 14 de junho de 2019, indicam que o município apresentou queda de 73,23% das ocorrências de furto, além da diminuição de 65,92% dos registros roubo e 25% nos casos de homicídio.

“Os índices refletem o bom momento que a cidade de São José vive e são resultado dos investimentos que o município tem feito para estimular o crescimento econômico e o desenvolvimento de políticas públicas por meio de ações em áreas como educação, saúde, esporte, lazer, cultural e infraestrutura”, avalia a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont.
Esse crescimento atrai empreendedores de diferentes setores, que apostam no município para novos investimentos. Um exemplo é a empresa Sync Eficiência Energética, que leva uma nova tecnologia de tratamento de resíduos sólidos e efluentes para a cidade.

“São José está estrategicamente bem situada no Estado. Com isso, conseguimos atender bem tanto o Norte como o Sul e acessar indústrias, principalmente, neste momento em que estamos começando a validar nossos produtos no mercado e temos expectativas positivas para o segundo semestre, com a possibilidade de realizar investimentos maiores em linhas de montagens de equipamentos e máquinas”, comenta o diretor da empresa, Luiz Carlos Junior.

Investimento na qualidade de vida

Para o presidente da empresa C-Pack Creative Packaging, José Maurício Coelho, com sede no Sertão do Maruim, as iniciativas implantadas pelo município para melhorar a qualidade de vida das pessoas são atrativos para que as empresas queiram se estabelecer na cidade. “A partir do momento em que a qualidade de vida é boa e as pessoas passam a ter acesso à saúde, à educação, elas também se tornam mais disponíveis para o trabalho, buscam se capacitar e produzem mais. Consequentemente, conseguimos encontrar mão de obra qualificada na região e todos passam a crescer junto com a cidade”, analisa.

A comunidade também percebe no dia a dia o desenvolvimento crescente do município. “Moro em São José há pouco tempo, mas desde que cheguei percebi que a cidade oferece oportunidades em diversas áreas e não depende apenas do turismo para se desenvolver, por exemplo”, aponta o morador de Forquilhinha, David Fernando Silva, de 29 anos.

A moradora do bairro Forquilhas Rosemari Bento da Silva, de 34 anos, concorda, elogia o atendimento na área de saúde e a cidade. “Tenho dois filhos que estudam em escolas aqui no município e quando minha filha precisou de atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Forquilhinha fomos muito bem atendidas. Trabalho em São José e, por isso, posso afirmar que aqui as oportunidades de emprego são muito boas”, pontua Rosemari.

Geral