Saúde e segurança: chave é treinamento

Atualizado

A Portobello acredita que saúde e segurança são interdependentes e que os treinamentos técnicos e de conscientização são chave para a melhoria dos indicadores em ambas as áreas.

Colaboradora opera uma das estações de controle da linha de produção da Portobello – Divulgação/Acervo Portobello

O DDS (Diálogo Diário de Segurança) é um treinamento de conscientização com conteúdos diários enviados a todos os colaboradores e, nas fábricas e parte das áreas administrativas, os gerentes e coordenadores discutem sobre o tema do dia com a equipe.

A Abordagem Comportamental é uma prática onde os gestores identificam desvios de conduta em sua equipe e reorienta o comportamento, que é aplicada desde 2016. Em 2018, a Abordagem Comportamental, já realizada pelos gerentes e coordenadores, foi estendida aos líderes de produção.

A gestão eficiente das políticas e ferramentas de saúde e segurança são indispensáveis para alcançar e sustentar as melhorias. A empresa acredita que saúde e segurança é responsabilidade de todos, por isso a gestão envolve políticas corporativas e análise de indicadores centralizadas, combinada com a aplicação das políticas e controle dos números implementada pela liderança de cada área.

Para apoiar a gestão, estão organizados diversos grupos dentro da empresa: são eles o Comitê Executivo de Saúde e Segurança no Trabalho (SST); Comitê de Gestão de SST, Subcomitê de Gestão de SST, Comitê de Segurança, Organização e Limpeza, Comitê de Ergonomia e a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). As unidades de Tijucas (SC) e Marechal Deodoro (AL) possuem CIPAs independentes.

Semana de prevenção

Em 2018 foi realizada a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). O evento, que é anual, envolve todos os colaboradores, incluindo as unidades de Tijucas (SC) e Marechal Deodoro (AL), entre os dias 20 e 24 de agosto com o tema “Eu Faço Acontecer”, que coloca as pessoas como protagonistas de suas vidas, destacando as atitudes relacionadas à saúde e segurança. Uma campanha de comunicação antecedeu a realização da SIPAT e fortaleceu a mensagem tema.

Palestra de abertura SIPAT 2018 – Divulgação/Acervo Portobello

Compromissos com a saúde

A promoção da saúde e bem-estar para os colaboradores da Portobello, por meio de recursos e benefícios para cuidados com a saúde e campanhas de conscientização reforça o compromisso da empresa com o tema:
Programa Respiração:
Após uma campanha de conscientização, em 2018, as instalações da Portobello ficaram livres do cigarro.

Ergonomia: Os Grandes Formatos (120x120cm) produzidos pela empresa a partir de 2018 foram responsáveis por adequações nas atividades e equipamentos da fábrica.

Campanha Trimestre Colorido: Outubro Rosa com o tema Câncer de Mama, Novembro Azul com o tema Câncer de Próstata e Dezembro Vermelho com o tema AIDS.

Campanha de Vacinação: Imunização contra gripe na unidade Tijucas (SC) e contra hepatite e tétano na unidade Marechal Deodoro (AL) Subsídio ao Plano de Saúde, Assistência Farmácia e Odontológica e Ambulatório Médico para todos os colaboradores.

Portobello 40 anos