“Se o cartaz de Hitler vai sumir de lá, para mim já está mais que bom”, diz estudante

Com a ajuda de um amigo, estudante produziu cartaz com imagem de Stalin esmurrando Hitler

O estudante de Relações Internacionais, Ian Guilherme Merlo, que colou uma imagem de Josef Stlalin esmurrando Adolf Hitler sobre o cartaz que exaltava o líder nazista, encontrado no domingo (20), em um poste no centro de Itajaí, afirmou que utilizou a figura do líder soviético para “contrapor os ideais neonazistas”. O cartaz produzido por Ian foi retirado por servidores da Secretaria de Obras de Itajaí e o poste deve ser pintado. Pela internet, o estudante concedeu uma entrevista ao ND Vale.

::Imagem de Stalin esmurrando Hitler é colada em poste no centro de Itajaí

::Cartazes exaltando Hitler aparecem em postes no centro de Itajaí

Fernando Aragão/RICTV Record

Servidores da Secretaria de Obras fazem a remoção dos cartazes

ND Vale – Quando foi que você teve a ideia e como foi feito o cartaz com a imagem de Josef Stalin?

Ian – Eu estava na casa dos meus pais no feriado e vi a notícia de que os cartazes homenageando o aniversário do Hitler tinham sido colocados no poste. Então combinei com um amigo que mora comigo de colocarmos outros em cima, para contrapor os ideais neonazistas, uma corrente ideológica que não podemos deixar se difundir entre a sociedade. Hoje que voltei a Itajaí, encontramos a imagem na internet, imprimimos e fomos lá colar.

Por que vocês escolheram uma imagem de Stalin, considerando que ele também é relacionado, assim como Hitler, a restrições de liberdades individuais e instituição de campos de trabalhos forçados?

Com certeza, mas os campos de trabalhos forçados não foram exclusividade na União Soviética. Na época da Segunda Guerra Mundial, existiam campos de concentração para japoneses, inclusive nos EUA. E as gulags eram campos de trabalho forçado, mas não chegavam perto da barbárie que eram os campos de concentração nazistas. Nas gulags não se faziam experiências bizarras com os presos, por exemplo. Acredito que o governo de Stalin tenha tido muitos defeitos, porém devemos analisar as políticas de coletivização da agricultura, a industrialização da URSS, transformou um país feudal na segunda potência econômica no mundo.

ND Vale – A prefeitura retirou os cartazes. O que você acha dessa atitude?

Ian – Acredito que, como vão pintar o poste novamente, é uma atitude correta. A prefeitura tem que manter a cidade limpa. Se o cartaz de Hitler vai sumir de lá já para mim está mais que bom.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...