Sete postos de saúde de São José promovem Dia D de conscientização sobre o câncer de mama

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove durante todo o mês de outubro a programação do Movimento Outubro Rosa para conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Neste ano, a prefeitura optou em não iluminar a cidade com a cor alusiva da campanha para destinar todo os recursos possíveis para o Mutirão de Exames, que irá realizar cerca de 2.000 mamografias. Até o momento, no Mutirão já foram realizados mais de 2.000 exames, sendo 640 mamografias.
Neste sábado (21), será realizado o Dia D da Campanha do Outubro Rosa e sete unidades básicas de saúde irão oferecer serviços importantes como coleta de preventivo e exame clínico das mamas dentro de um programa que traz diversas atividades até o fim do mês.  Na unidade do Ceniro Martins, por exemplo, além dos exames, as mulheres poderão participar de uma roda de conversa sobre o câncer de mama e do colo de útero. Já na UBS Procasa as mulheres receberão um dia de princesa e poderão participar de uma série de atividades. Na unidade da Santo Saraiva será realizado um mutirão de coleta de preventivos e solicitações de mamografia. 
No bairro Bela Vista uma caminhada de conscientização está prevista com as Agentes Comunitárias de Saúde – ACS, e nos bairros do Roçado e Sertão do Maruim também estão programados mutirões de preventivo. Na Serraria além da coleta preventiva acontece a vacinação em prevenção ao HPV. 
 

Confira a programação completa do Dia D neste sábado (21)

Ceniro Martins – (8h-17h) coleta de preventivo, exame clínico das mamas, roda de conversa sobre câncer de mama e do colo do útero, maquiagem para as mulheres participantes, sorteio de brindes e café.
Procasa – (8h-17h) “DIA D” – com dia de princesa, enfatizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Santo Saraiva – (8h-17h) mutirão de coleta de preventivos e solicitação de mamografias  ( conforme protocolo).
Bela Vista – (8h-17h) Mutirão de preventivo, caminhada de conscientização com as ACS.
Roçado – (8h-17h) Mutirão de preventivo
Serraria – (8h-17h) Coleta de preventivo, Roda de conversa sobre câncer de mama e do colo do útero com as médicas  Drª Mariana e Drª Débora (13:30h), vacinação HPV, bingo.
Sertão do Maruim – (8h-17h) Mutirão de preventivo com livre demanda.
O Movimento Outubro Rosa continua até o fim do mês de outubro oferecendo serviços diferenciados ao público feminino. Abaixo segue a programação completa até o fim deste mês:
UBS Fazenda Santo Antônio – intensificação da coleta de preventivo e solicitação de mamografias (conforme protocolo) e das ações de prevenção pelos clínicos durante seus atendimentos.
UBS Barreiros – de 23/10 a 26/10 – Demanda livre para coleta de preventivo e solicitação de mamografia às pacientes de acordo com Protocolo.
UBS Ceniro Martins – 26/10 (14h) – Roda de conversa sobre Menopausa e Climatério – Drª Maria Luiza (ginecologista).
27/10 (15h) – Concurso “Escolha da Miss Outubro Rosa” com premiação.
UBS Potecas – todas as quartas e quintas-feiras coleta de preventivo  – demanda livre. Entrega de folders pelas ACS, sala de espera orientando a importância do exame preventivo e auto exame de mama.
UBS Santo Saraiva – 26/10 – Grupo de gestantes com a temática da importância da realização do exame preventivo no pré-natal e pós-parto.
27/10– Coleta de preventivo em livre demanda
UBS Picadas do Sul – 23/10 – Grupo de gestantes primeira vez (gestantes agendadas previamente), odonto e enfermagem.
24/10 – Preventivo agendado (13h) 11 vagas
25/10 – Preventivo livre demanda (13h) 6 vagas
27/10 – Preventivo livre demanda (10h) 6 vagas
Bolo de confraternização com as mulheres da UBS – Dia do servidor público
Troca –troca (14h) na praça ao lado da UBS.
UBS Morar Bem – 24/10 – Agenda extra de preventivo e exame de mama (manhã)
26/10 – Agenda extra de preventivo e exame de mama (manhã)
30/10 – AMOBEM – Roda de conversa sobre a importância e rotina de exames preventivos (9h), agenda extra de preventivo e exame de mama (manhã)
UBS São Luiz – 23/10 – Terapias alternativas com estagiárias de naturologia
Aumento de horários para agendamento do preventivo –  dias 24 e 31
UBS Sede – 26/10 (14h) Palestra para a comunidade em geral na Câmara de Vereadores de São José. Tema: Câncer x Alimentação.
UBS Roçado – 23/10 – Palestra sala de espera (matutino)
26/10 – Coleta de preventivo livre demanda (vespertino)
27/10 – Palestra sobre controle do Câncer de mama e colo do útero (matutino)
30/10 – Coleta de preventivo livre demanda (vespertino)
UBS Forquilhas – 28/10 Mutirão de preventivo com livre demanda

Outubro Rosa

Nenhum conteúdo encontrado