Sexta-feira tem geada e menor temperatura do ano em SC

Atualizado

A madrugada desta sexta-feira (5) foi de geada na Serra de Santa Catarina. Após uma quinta-feira (4) fria, o dia amanheceu mais uma vez com temperaturas negativas. O recorde foi de Urupema, localizada na Serra, que marcou -4,1°C, a temperatura mais baixa do ano até então.

Temperatura em São Joaquim chegou a -2,7°C nesta madrugada – Wagner Urbano/Divulgação/ND

Diversos municípios catarinenses tiveram temperaturas inferiores a 10°C durante a madrugada. São Joaquim, que amanheceu com flores e árvores congeladas, chegou a -2,7°C. O frio também permaneceu em Bom Jardim da Serra, onde a temperatura mais baixa foi de -2,7°C. Em Urubuci, os termômetros marcaram -1,56°C.

Leia também:

Em Urubici, que marcava -2°C às 7h30, havia algumas nuvens e a sensação era de mais frio, devido ao vento.

Em Chapecó, no Oeste, a expectativa da primeira geada do ano não foi concretizada até as 7h15, quando os termômetros marcavam 3°C. A geada pode até ocorrer nos próximos dias, mas a chance de neve na cidade é mínima.

Urubici marcava -2°C às 7h30 desta sexta-feira – Osvaldo Sagaz/RICTV

Previsão para esta sexta-feira

O tempo em Santa Catarina continua sob a influência de uma massa de ar polar intensa, sem instabilidade. Esta sexta-feira deve ser ensolarada, com poucas poucas nuvens, o que deve amenizar a friaca. No Norte é onde há mais registro de nuvens pela manhã.

As temperaturas máximas não devem subir muito em relação aos dias anteriores. Em Lages os termômetros marcam entre -2°C e 5°C, enquanto em Florianópolis variam entre 7°C e 15°C. Já Joinville fica entre 8°C e 18°C e Criciúma pode marcar entre 3°C e 14°C.

Possibilidade de neve

Em algumas regiões, há o indicativo de neve para esta sexta e sábado (6). Alguns especialistas falam sobre a possibilidade de nevar ainda nesta sexta, enquanto a Epagri acredita que o fenômeno deve ocorrer no sábado, devido à pouca umidade desta sexta.

Geada em São Joaquim pela manhã – Wagner Urbano/Divulgação/ND

Sábado deve ser ensolarado em todo o Estado, com chance de chuva fraca no início do dia na região serrana. A previsão é que os termômetros marquem entre -2°C e 6°C em Urupema, 1°C a 11°C em Urubici e -2°C a 8°C em São Joaquim. Em Bom Jardim da Serra, a temperatura deve variar entre -1°C e 9°C.

Em Florianópolis a temperatura pode ficar entre 7°C e 18°C, enquanto em Joinville varia entre 8°C e 17°C. Já Chapecó pode marcar mínima de 0°C e máxima de 9°C.

Tempo