Sicoob SC/RS amplia prazos, diminui juros e adota medidas para auxiliar os associados

Atualizado

O Sicoob SC/RS, preocupado com os impactos e consequências da Covid-19, está realizando em Santa Catarina e Rio Grande do Sul ações de acolhimento e amparo aos seus associados, funcionários e à sociedade, reafirmando os verdadeiros valores do cooperativismo.

O Sicoob SC/RS tem seguido as orientações e recomendações de isolamento social, manteve o atendimento aos cooperados com equipes em teletrabalho e atendimento presencial de forma comedida nas agências, dando todo suporte e apoio necessários aos seus cooperados e funcionários.

Segundo o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, “estamos cientes da responsabilidade para com os nossos associados, funcionários, dirigentes e parceiros. Por isso, unimos nossos esforços aos das autoridades municipais, estaduais e federais, para enfrentar a pandemia do vírus Covid-19. O desafio é enorme, mas é possível vencê-lo, sobretudo se nos apoiarmos nos princípios cooperativistas de cooperação e solidariedade”.

Rui Schneider da Silva lembrou que o cooperativismo nasceu para solucionar um grave problema social. Superou muitas dificuldades e se consolidou como um novo modelo de fazer negócios, em todo o mundo, baseado na ajuda mútua, na cooperação, pondo o ser humano acima do lucro. “É hora de reafirmar esses valores, sempre com a preocupação de manter a cooperativa saudável para que possa reverter eventuais prejuízos no menor tempo possível”, disse o dirigente, que também é vice-presidente do Sicoob Confederação e do Bancoob.

Soluções Sicoob

Em cada produto e serviço, o Sicoob avaliou quais ações poderiam resolver, de forma mais efetiva, os problemas do distanciamento social. Confira algumas das soluções.

Crédito

As cooperativas estão avaliando os casos que necessitam adicionar prazos às operações, renegociando e prorrogando parcelas. Em algumas localidades há ofertas de linhas emergenciais e carência para início dos pagamentos. Nas ações voltadas ao crédito sempre são observadas as regulamentações vigentes, condicionadas às análises de crédito. Alguns segmentos estão sofrendo o impacto da pandemia de forma imediata e o Sicoob tem buscando atender a todas as necessidades, inclusive utilizando recursos públicos que estão à disposição (BNDES/BRDE/Badesc).

As condições ofertadas são revisadas constantemente para garantir a saúde financeira dos associados e da própria cooperativa, proporcionando taxas e prazos especiais.

Crédito Consignado

No Crédito Consignado, para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, as taxas foram reduzidas nesse período e podem ser contratadas a partir de 0,89% ao mês, chegando ao máximo de 1,38% ao mês. Um apoio importante para o crédito foi a decisão do Governo Federal que reduziu para zero a alíquota de IOF, diminuindo os custos nas contratações de crédito.

Sipag

Os associados que possuem maquininha Sipag podem contar também com as taxas diferenciadas de antecipação de vendas, acesso a um capital de giro de autocontratação no próprio equipamento e pelo Aplicativo Sipag, Portal Sipag ou Central de Atendimento. Nos próximos dias, o Sicoob irá reduzir também os aluguéis das máquinas Sipag. Serão R$ 3 milhões em desconto aos associados mais afetados.

A Sipag também oferece modalidades de pagamento não presencial, como por exemplo a solução E-Commerce e Venda Digitada, opções estratégicas para alguns estabelecimentos durante esse momento de isolamento social.

O Sicoob oferece ainda Créditos Pré-Aprovados que podem ser contratados através dos canais digitais, condicionados à habilitação das agências e adesão dos cooperados.

Cartões Sicoobcard

Os cartões Sicoobcard tiveram a sua validade prorrogada para vencimentos nos meses de março, abril, maio e junho. Dessa forma, os cooperados podem continuar a realizar compras sem a necessidade de receber um novo cartão, ou seja, o associado não precisa ir até uma agência retirar o novo cartão ou se preocupar com o prazo de entrega dos Correios, pois seu cartão atual permanecerá ativo, com todos os benefícios. Para facilitar ainda mais, está no ar um novo Portal Sicoobcard (sicoobcard.com.br) completo de informações e dicas para deixar tudo mais simples, sem precisar sair de casa.

Outra grande novidade dos cartões Sicoobcard para esse período, lançado nesta segunda-feira (6), é um bônus de 50% de valorização dos pontos quando utilizada a opção de resgate de pontos de “Crédito na Fatura”. Essa solução de troca de pontos no Programa Sicoobcard Prêmios auxiliará o associado abater o saldo devedor da fatura.

Além das facilidades já informadas, os cartões Sicoobcard possuem taxas de juros rotativo inferiores à algumas taxas de cheque especial oferecidas pelos bancos. Também estão disponíveis as soluções de parcelamento de fatura, proporcionando uma distribuição do saldo devedor para as faturas seguintes e os portadores de Cartão BNDES emitidos pelo Sicoob, poderão optar por postergar as próximas parcelas.

Consórcio

Para os cooperados com cartas de Consórcio foi flexibilizado o prazo de cancelamento de cota em caso de inadimplência. Durante esse período, as cotas com até 180 dias ou seis parcelas em aberto, poderão recompor os valores em aberto, diluindo o saldo nas demais parcelas que estão a vencer. Já os consorciados contemplados com inadimplência, só receberão cadastro de restrições após 90 dias.

Os associados que tiverem interesse em adquirir cartas de Consórcios durante esses meses receberão desconto de 10% na taxa de administração, com facilidade de contratação e simulação através do Sicoobnet, sem sair de casa.

Investimentos

Os produtos de Investimentos não foram esquecidos. Diante do cenário econômico atual, intensificando a queda das carteiras de renda variável, o momento recomenda direcionar os investimentos em produtos conservadores, especialmente na renda fixa, perfeitos para quem está buscando soluções de rentabilidade e participação nas sobras. Os associados do Sicoob encontram a segurança do Fundo Garantidor (FGCOOP) em seus produtos de RDC, LCA e Poupança.

Os investidores em RDC contam com a praticidade de realizar suas transações pelos canais digitais, assim como a Poupança, que permite adesão pelo App Sicoob com poucos cliques.

Previdência

Os investidores que procuram diversificar e realizar seu planejamento de médio a longo prazo, têm a Previdência do Sicoob como opção, ofertando aos participantes uma das menores taxas de administração do mercado de previdência brasileiro.

Confira alguns benefícios que tornam o produto ainda mais atrativo: o planejamento sucessório com recursos não inventariáveis, que são repassados aos beneficiários identificados pelo participante, num curto espaço de tempo; o benefício fiscal que proporciona a dedução de imposto de renda de até 12% sobre a renda bruta anual, para quem realiza declaração no modelo completo; a flexibilidade para realizar alterações do plano de acordo com a necessidade do associado, disponibilidade de perfis de investimento do conservador ao arrojado, entre outros.

Os fatos têm sido muito dinâmicos e impactam diretamente todas as pessoas, empresas e organizações da sociedade. O Sicoob vem acolhendo e apoiando seus associados para uma travessia segura e vitoriosa. A qualidade no atendimento, que já é marca registrada do Sicoob, agora mais do que nunca está evidente no dia a dia, mesmo nos atendimentos a distância.

Para mais informações sobre as mudanças em produtos e serviços, os associados devem consultar a sua cooperativa e o seu gerente de relacionamento.

“Com a ajuda de todos, com esforço e cooperação, haveremos de vencer mais este desafio. Porque o Sicoob é feito de valores”, concluiu o presidente do Sicoob SC/RS, Rui Schneider da Silva.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.

Mais conteúdo sobre

#NDtacomvc