Sistema de segurança será testado no Túnel do Morro do Agudo na BR-101

Trecho ainda depende de autorização para ser liberado ao trânsito de veículos

Janine Turco/ND

Túnel do Agudo, em Paulo Lopes, tem 840 metros de extensão

Um dos itens principais para a liberação ao tráfego do Túnel do Morro Agudo, em Paulo Lopes, está em fase de instalação. Trata-se de dois quilômetros de cabo digital para o sistema de detecção de fumaça que foram adquiridos na Inglaterra.  Com o material montado será possível a finalização do sistema de segurança da obra. Ainda que os trabalhos estejam em fase de conclusão há meses, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) não aponta a data exata para a abertura do acesso aos usuários da BR 101, na altura do km 258.

A obra iniciada em 2008 já teve pelos menos quatro datas diferentes para sua liberação ao trânsito. A última delas seria fevereiro de 2012, antes do Carnaval. No entanto, a promessa não pôde ser cumprida por falta de materiais para instalação do sistema de segurança, como o cabo digital inglês.

De acordo com o chefe de serviço de engenharia do Dnit, Névio Antônio de Carvalho. quando for concluída a instalação dos equipamentos e o sistema for devidamente testado então será elaborado um cronograma para início dos testes operacionais no túnel. “A liberação será gradativa. Dentro em breve anunciaremos as datas”, disse.

Túnel do morro do Agudo

Números

Custo: R$ 34 milhões  

Inicio dos trabalhos: 2008

Material retirado: 340 mil toneladas

Extensão de rocha removida: 872 metros

Extensão de solo arenoso removido: 126 metros

Trabalhadores no período da escavação: 800

Altura: 10 metros

Largura: 15 metros

Extensão: 1.014,5 m 

Previsão de tráfego diário: 12 mil veículos

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias