Sobe o número de locais próprios para banho em Santa Catarina, aponta relatório da Fatma

Em Florianópolis, 45 pontos estão em boas condições e 30 estão impróprios para banhistas

Subiu para 141 o número de locais próprios para banho em Santa Catarina, aponta o mais recente relatório de balneabilidade divulgado pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente) nesta segunda-feira (15). No total, foram 211 pontos analisados entre quarta-feira (10) e sexta-feira (12). No relatório anterior, 123 locais foram considerados apropriados para banhistas.

Flávio Tin/Arquivo/ND

Em relação à última análise, de 5 de fevereiro, vinte e dois pontos passaram para próprio e quatro para impróprio. “As chuvas diminuíram no Estado e a quantidade de pessoas que circulou pelo litoral também, tudo isso influencia na quantidade de dejetos que chegam ao mar”, comentou o técnico de laboratório da Fatma Marlon Daniel da Silva, responsável pelo relatório.

Em Florianópolis, 45 locais estão em boas condições e 30 estão impróprios. Na praia de Canasvieiras, que enfrenta problemas relacionados ao esgotamento sanitário na foz do rio do Brás, seis pontos de oito foram considerados próprios. Os dois que não são apropriados para banhistas ficam do lado esquerdo do trapiche, onde desemboca o rio do Brás, e em frente à rua Acarí Margarida, próximo a um riacho.

Nas demais regiões do litoral catarinense, 96 pontos estão próprios e 40 estão sem condições apropriadas para banho.

Em nota, a Fatma ainda explicou o atraso da divulgação do relatório, que deveria ter sido feita na última sexta-feira (12). Segundo a instituição, as coletas nas praias são feitas em parceria com o Corpo de Bombeiros, e o período de Carnaval prejudicou o trabalho. “Com o intenso movimento do feriado, o trabalho deles é focado em salvaguardar catarinenses e turistas. O pequeno adiamento não prejudica o resultado”, disse Marlon. 

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário da Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. 

O relatório com todos os pontos próprios e impróprios está disponível no site da Fatma.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...