Sobe para 24 o número de casos confirmados de sarampo em Joinville

Atualizado

A Secretaria de Saúde, confirmou nesta quinta-feira (7), que subiu para 24 o número de casos confirmados de sarampo em Joinville, no Norte do Estado. O dado é 71% maior em relação a última informação divulgada pela prefeitura, quando o número de infectados eram 14.

Vacina é única forma de prevenção da doença – Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Segundo a prefeitura, dos 256 casos notificados que são investigados, 177 foram descartados e 63 passam por análise. Além disso, a apesar do aumento na procura pela vacina nos últimos dias, apenas 54% das crianças de 6 a 11 meses foram imunizadas.

A Secretaria também implantou a Sala de Situação para centralizar as ações e realizar o monitoramento de crianças com idade entre 6 e 11 meses com busca ativa para aplicação da “dose zero”. Também serão realizadas ações de bloqueio vacinal em áreas estratégicas, onde foram identificados casos suspeitos.

No fim de semana dois locais estarão com o horário ampliado. A UBSF Bucarein atenderá a população no sábado (9) e domingo (10), das 9 até às 18h. Já o Shopping Cidade das Flores no segundo piso, também haverá vacina para a população no sábado e domingo, das 14h às 21h.

Confira a relação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com horário de atendimento ampliado durante esta semana:

DISTRITO CENTRO – Segunda a sexta-feira

UBSF Bucarein (Bucarein) – até 21h
UBS Bakitas (Boa Vista) – até 20h30
UBSF Dom Gregório (Jardim Iririú) – até 20h
UBSF Moinho dos Ventos (Espinheiros) – até 21h
UBS Parque Joinville (Aventureiro) – até 21h

DISTRITO NORTE – Segunda a sexta-feira – Salas de vacina das 7h às 19h

UBSF Nova Brasília
UBSF São Marcos
UBSF Pirabeiraba
UBSF Costa e Silva
UBSF Parque Douat (Costa e Silva)
UBSF Vila Nova
UBSF Vila Nova 1
UBSF Morro do Meio

DISTRITO SUL – Segunda a sexta-feira:

UBSF Floresta – até 22h
UBSF Bohemerwald – até 21h
UBSF Itinga – até 19h
UBSF Km4 (bairro Santa Catarina) – segundas, quartas e sextas-feiras – até 19h

Atendimento no sábado e domingo, para toda a comunidade:

UBSF Bucarein – das 9h às 18h
Shopping Cidade das Flores – das 14h às 21h (2º piso)

Manchas na pele é um dos principais sintomas da doença – Ministério da Saúde/Divulgação

No Norte, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul mais casos são confirmados

Além de Joinville, a Secretaria de Saúde de São Francisco do Sul também confirmou nesta quinta dois casos da doença no município. Por conta disso, as equipes das Estratégias de Saúde da Família reforçam o pedido para que a população procure a unidade mais próxima para realizar a vacina.

Na cidade, as unidades funcionam das 7h30 às 11h30, no período matutino, e das 13h às 17h, no período vespertino. Nas unidades da Vila da Glória, Miranda e Ervino o atendimento ocorre das 8h às 12h (manhã) e das 13h às 17h (tarde).

Já em Jaraguá do Sul, em apenas um dia, o número saltou de um para sete casos confirmados da doença na cidade. Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, foram coletadas 13 amostras para análise no município, sendo que  dois deram negativos e outros quatro ainda aguardam o resultado.

Além disso, a secretaria de saúde está realizando as ações de investigação e bloqueio vacinal dos demais casos notificados.

O que é o sarampo?

É uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente.

Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação.

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Leia também:

Mais conteúdo sobre

Saúde