Surpresa: tenente-coronel Nelson Coelho deixa comando do 8º BPM em Joinville

Arquivo/ND

Recém promovido a tenente-coronel, Jofrey Santos da Silva assume comando do 8º BPM na próxima segunda-feira

A promoção do subcomandante Jofrey Santos da Silva antecipou a saída do tenente-coronel Nelson Coelho do 8º BPM (Batalhão da Polícia Militar). Um dos dois teria que deixar o batalhão para assumir outro cargo na corporação e o escolhido foi Jofrey, que será o primeiro afrodescendente a comandar um batalhão da PM em Joinville.

Como seu antecessor, Adílson Moreira, Coelho não ficou dois anos no cargo, período que é considerado “normal”. No meio do ano passado, o comandante da 5ª Região Militar (Joinville), coronel Benevenuto Chaves Neto, chegou a anunciar a saída de Nelson Coelho do 8º BPM sem apresentar um motivo convincente. A pressão da comunidade forçou o comando geral da PM, em Florianópolis, a não aceitar a decisão. Por coincidência, cinco meses depois Chaves e Coelho deixaram seus cargos.

Jofrey Santos da Silva, 44 anos, foi promovido recentemente a tenente-coronel. Natural de Florianópolis, mas há 20 anos atuando no interior do Estado, ele chegou a Joinville em fevereiro de 2013 para assumir como subcomandante do 8º BPM, cargo que exerceu com os tenentes-coroneis Eduardo Luiz do Valles, Adílson Moreira e recentemente com Nelson Coelho. Sem dúvidas, um profissional preparado para assumir o comando do mais importante batalhão da PM no interior.

O destino de Nelson Coelho ainda não é conhecido. Um amigo revelou à coluna que ele deve ingressar na reserva e trabalhar como piloto privado de helicóptero. Até segunda-feira, quando transfere o comando, ele deve responder se aceita nova missão na PM/SC, provavelmente o comando do Batalhão Aéreo em Joinville.

Mudança confirmada
Como a coluna já havia divulgado na última segunda-feira, uma nota oficial da Whirlpool confirmou nesta terça-feira (26) que, a partir de 1° de março, Roberto Campos, atual presidente da Embraco, assumirá o cargo de vice-presidente sênior global de plataformas da Whirlpool Corporation, em Benton Harbor, Estados Unidos. O executivo segue na presidência da Embraco até 1° de março, quando o seu sucessor será anunciado. Campos vai se reportar diretamente a David Szcupack, principal executivo da área Global de Produtos do grupo e “seu desafio será o de liderar o desenvolvimento de plataformas de produtos nas unidades da empresa ao redor do mundo”, diz a nota da Whirlpool.

Divulgação/ND

Prefeito Sérgio Aguiar desistiu de concorrer à reeleição em Itapoá. Na foto ele está à direita do deputado federal Mauro Mariani (PMDB)

Sucessão em Itapoá
Sem poder contar com seu candidato natural, o prefeito Sérgio Aguiar, que não vai concorrer à reeleição, o PMDB de Itapoá escolheu o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Weber, como candidato em 2 de outubro. A decisão foi tomada na última segunda-feira, em reunião ampliada com a presença do presidente estadual do partido, deputado federal Mauro Mariani, e do presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Rodrigo Fachini (PMDB).

Jaksson Zanco/Secom/divulgação/ND

Posse. José Mira (à esquerda), prefeito Udo Döhler e o ex-presidente José Bonifácio (JB) Telles

 Novo presidente da Acesc
O joinvilense José Mira é o novo presidente da Acesc (Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina). Ele substituiu J.B. Telles, que estava no cargo há oito anos. A solenidade de posse ocorreu na última segunda-feira durante jantar na Sociedade Harmonia-Lyra, em Joinville. Este colunista, sócio da entidade há 30 anos, assumiu como tesoureiro. Acácio (Cacá) Martins será o secretário-geral.   

Mudança na área financeira
Jocelita Cardozo Colagrande retorna ao Hospital Municipal São José na próxima segunda-feira, sua lotação de origem. Ela foi exonerada nesta segunda da gerência administrativa e financeira da Amae (Agência Municipal de Água e Esgoto), juntamente com Cristina Seefeld Meschke, que era coordenadora da área contábil financeira. André Pereira assumirá a gerência financeira da Amae.

Mural

– Joinville está no roteiro que o embaixador da Suíça no Brasil, André Regli, fará por Santa Catarina em março.

– Segundo o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, a colonização suíça em Joinville e o potencial econômico da cidade estão entre os motivos da visita.

– Será a primeira visita do embaixador Regli ao Estado.

– Desde o sábado, as ruas da praia do Ervino, em São Francisco do Sul, recebem patrolamento e limpeza de valas.

– A ação segue até o próximo fim de semana. São três patrolas e uma retroescavadeira, além de um trabalho especial realizado na rua que liga a Praia Grande ao Ervino.

Loading...