Tecnologia ajuda processo de inclusão no trânsito em São José

Atualizado

Uma parceria entre Câmara de Vereadores, Guarda Municipal e PM (Polícia Militar) vai facilitar o entendimento das regras de trânsito para pessoas surdas no município de São José, na Grande Florianópolis.

Vídeo pode ser utilizado pelos guardas para facilitar o diálogo - divulgação/ND
Vídeo pode ser utilizado pelos guardas para facilitar o diálogo – divulgação/ND

Os autores do projeto criaram um vídeo em libras, Linguagem Brasileira de Sinais, que possibilida acessibilidade aos surdos no atendimento durante abordagem no trânsito. Nele, o surdo e doutor em linguística, Deonisio Schmitt, vestido com a roupa da Guarda interpreta palavras direcionadas ao trânsito, construídas juntamente com a equipe da corporação. São 10 frases que poderão ser utilizadas no dia a dia do trabalho dos agentes.

São José será a primeira cidade em Santa Catarina com acessibilidade para os surdos no contato com a Guarda Municipal. “Já fizemos o vídeo com a Polícia Militar e agora a entrega oficial para a Guarda Municipal de São José. Depois vamos levar a todas as cidades de Santa Catarina”, explicou a vereadora Cristina de Sousa (PRB), que foi precursora da iniciativa em parceria com o comandante da Policia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes.

O Diretor Político Nacional da Feneis (Federação de Integração dos Surdos), André Reichert, explica que os surdos também devem ter garantidos o direito ao acesso à informação. “Esse é o momento de nós, como cidadãos, termos equivalência no acesso à informação, um direito pleno e completo. Parabenizo a Guarda Municipal por esse momento e o apoio dado, haja vista que, anteriormente, o surdo era prejudicado”, opinou o diretor.

Região