Tempestades voltam a provocar estragos em Santa Catarina

Pelo menos 12 municípios foram afetados por chuva, granizo e vendavais nesta terça-feira

Foram apenas dois dias de trégua sem que as tempestades provocassem novos danos em cidades de Santa Catarina. De acordo com a Secretaria de Defesa Civil do Estado, pelo menos 12 municípios relataram danos nesta terça-feira (20), provocados por queda de granizo, fortes chuvas e vendavais.

Prefeitura de São Cristóvão do Sul/Divulgação/ND

Um vendaval destelhou pelo menos 30 casas em São Cristóvão do Sul nesta terça (20)

Em algumas cidades, como Novo Horizonte, as rajadas atingiram a velocidade de até 124km/h. Em Quilombo e em São Bernardino, houve queda de árvores e destelhamento de imóveis, inclusive de uma igreja. Em São Cristóvão do Sul, pelo menos 30 casas também ficaram prejudicadas pelos fortes ventos e precisaram receber lonas para proteção da chuva. Os maiores danos na cidade, segundo a Defesa Civil, foram registrados no Centro Esquerdo e no salão de uma igreja, com prejuízos estruturais.

Desde o dia 8, a chuva provocou danos em 61 cidades de Santa Catarina. Destas, Lebón Regis e Papanduva decretaram Situação de Emergência. Também foram contabilizados 8.751 pessoas prejudicadas, 770 desalojados, 772 desabrigados e três óbitos, que aconteceram em Lebón Regis, Balneário Piçarras e Três Barras. Já foram 1.179 residências e oito instalações públicas afetadas.

O alerta para a chuva forte continua para os próximos dias, com novos riscos de deslizamentos e inundações, especialmente no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Planalto Sul. Segundo estimativas da Epagri/Ciram, até sexta-feira, os acumulados previstos para o Estado variam entre 35mm e 75mm, mas podem ser ultrapassados em locais pontuais. Há previsão de chover entre 110mm e 170mm na Grande Florianópolis; de 100mm a 150mm no Litoral Sul, Planalto Sul, Meio-Oeste e Planalto Norte; e de 80mm a 135mm no Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Caso a previsão se confirme, a situação de alguns rios que passam por Santa Catarina poderá se agravar ainda mais, com riscos de inundações.

Chuva intensa vai continuar nos próximos dias

A entrada de uma nova frente fria em Santa Catarina fez que a quarta-feira (21) amanhecesse chuvosa em todas as regiões. Há risco de tempestades, com trovoadas e queda de granizo, em locais isolados e apenas no Oeste o sol poderá aparecer entre nuvens em alguns momentos do dia.

Segundo previsões do Instituto Climaterra, as temperaturas tendem a cair ao anoitecer. Florianópolis, que amanheceu com 23°C, deverá terminar a quarta-feira com 17°C. Também há a entrada de vento sul, com rajadas de até 50km/h.

A instabilidade vai predominar também nesta quinta e sexta-feira. O céu deverá ficar nublado nas regiões e novas tempestades não estão descartadas, com chuva forte e alguns intervalos de melhoria. 

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...