Tempo de Quaresma inicia com lançamento da Campanha da Fraternidade

Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir, campanha busca recordar a vocação e missão do cristão do diálogo

Nos tempos modernos, em que a relação da sociedade e igreja tem perdido bastante força, a igreja Católica lança no início desta Quaresma, a Campanha da Fraternidade 2015. Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir”, a campanha busca resgatar a contribuição efetiva da sociedade e firmar bons valores, recordando a vocação e a missão do cristão do diálogo proposto pelo concílio Ecumênico Vaticano II.  A campanha teve início nesta quarta-feira (18) de cinzas, após o término do carnaval, e o período de 40 dias que antecede a Semana Santa.

A campanha se estende durante todo o ano, mas é na Quaresma que ela se intensifica ainda mais, já que o momento é também de penitência, oração, prática da caridade e recolhimento para grande parte da sociedade. “A reflexão deve ocorrer durante todo o ano, tanto para os fieis como para as entidades, sejam elas religiosas ou não. Hoje, a igreja vive numa sociedade de poder estático. É preciso uma contribuição mais efetiva, e a igreja tem o interesse social de fortalecer essas atividades”, explica o arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.

Para o arcebispo, a cultura da indiferença se faz presente de forma intensa na sociedade atual. A morte, por exemplo, é tratada, como uma normalidade. “É como se não interessasse para as pessoas, como se não as afetasse. Precisamos combater essa cultura, saindo do comodismo e olhar para quem precisa de atenção”, declarou Jönck.

A campanha que ocorre em um tempo de maior retorno dos fieis a igreja, conta com encontros bíblicos semanais e orações nos bairros, com término na Páscoa – ocasião em que se comemora a ressurreição de Cristo. Em 2014, o tema da campanha pela Igreja Católica foi “Fraternidade e o Tráfico Humano” e teve como objetivo identificar e denunciar as práticas de tráfico humano. A Campanha da Fraternidade no Brasil é realizada desde 1964.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...