Temporada de verão 2019/2020 começa com novidade na Ilha de Santa Catarina

A temporada 2019/2020 se inicia neste domingo (15) com novidades e a disposição de consolidar Florianópolis como um dos principais destinos turísticos do país no Verão. Chuveiros acionados por aplicativos, contêineres espalhados pelas praias, segurança dentro e fora da água e limpeza nas praias são algumas das ações que garantirão conforto e tranquilidade para quem escolher a Capital para curtir as férias.

Contêineres estão distribuídos pela faixa de areia de Jurerê Internacional. Foto: Gabriel Lain/ND

Principal destino dos turistas, as praias terão contêineres em substituição aos tradicionais quiosques. São 140, 80 a mais em relação à temporada passada.  As estruturas estão instaladas sobre decks nas praias de Jurerê Internacional, Canasvieiras, Ingleses, Jurerê Tradicional, Brava, Lagoinha, Joaquina, Barra da Lagoa, Mole, Campeche, Forte, Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Santinho, Açores, Daniela, Matadeiro, Armação, Morro das Pedras, Novo Campeche, Pântano do Sul, Prainha da Barra, Solidão, Canajurê, Campeche/Morro das Pedras.

Responsável por  um dos três contêineres instalados no Novo Campeche, praia sensação das últimas duas temporadas, o casal Tiago Rogério e Tamires Fredo Silva têm planos de faturar até R$ 60 mil em três meses de trabalho, sete dias por semana. “A expectativa é boa, pois está aumentando o número de turistas aqui ano após ano. Além disso, esse local tem uma galera bonita, sarada,  que pratica esporte”, relata Tamires, com a experiência de anos anteriores.

“Diversas ações foram planejadas e foram executadas para melhorar a infraestrutura do município. Além dos grandes investimentos em vias, aumentamos o número de banheiros e chuveiros”, relatou o superintendente municipal de Turismo, Vinicius de Luca.  O chuveiro acionado por aplicativo é uma das novidades.

Gabriela Silveira aprovou o sistema do chuveiro por aplicativo. Foto: Gabriel Lain/ND

A produtora multimídia Gabriela Silveira testou na última quinta-feira em Jurerê Internacional e aprovou o novo sistema, pensado para minimizar o desperdício de água. “Foi muito rápido e caiu água suficiente até para limpar as cadeiras. Tecnologia é tudo”, elogiou Silveira, que baixou o aplicativo na hora e seguiu as instruções com auxilio de um QR-Code.

Além das novidades nas praias, obras estruturais também devem chamar atenção de turistas e moradores na temporada, como a Ponte Hercílio Luz. Reformada após mais de duas décadas com acesso interrompido, será reaberta no próximo dia 30 de dezembro, com eventos programados até o dia 5 de janeiro.  Já o balneário mais visitado do Norte da Ilha, a Praia de Canasvieiras, está ganhando uma faixa maior de areia, enquanto o novo terminal de passageiros chama atenção e encantam turistas como um dos mais bonitos do país.

Reforço de pessoal garante mais limpeza e segurança

Sozinhas, apenas as novidades estruturais não garantem o sucesso da temporada de verão 2019/2020. Por isso, ações de limpeza e segurança também foram planejadas para assegurar conforto e tranquilidade para os turistas e moradores.

Para garantir a limpeza das praias, a Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) conta com o reforço de 150 colaboradores temporários, com limpeza e coleta diária nos principais balneários. Os ambulantes também foram capacitados a separar os resíduos de forma correta e receberam sacos de lixo para melhorar o manejo do lixo gerado na faixa de areia.

Além disso, a autarquia conta com novos equipamentos. Quatro quadriciclos, seis reboques, cinco roçadeiras giro zero, 50 roçadeiras manuais, 20 caixas estacionárias grandes e três caminhonetes para fiscalização serão utilizadas na Operação Verão 2019/2020.

Guarda-vidas foram reforçados para a temporada. Foto: Gabriel Lain/ND

Na segurança, o efetivo de guarda-vidas foi reforçado e já atua nas principais praias desde o último dia 12 de outubro. São 166 guarda-vidas em 26 praias de maior movimento e risco de atendimentos, incluindo a praia da Lagoinha do Leste, no Sul da Ilha, que tem acesso restrito por trilha ou barco. Seis quadriciclos farão rondas nas maiores praias, como Joaquina e Campeche, enquanto oito motos aquáticas e a aeronave Arcanjo também estarão à serviço da Operação Verão.

A Guarda Municipal de Florianópolis também realizará rondas diárias nas praias para garantir a segurança dos frequentadores, enquanto a operação Floripa Legal, feita pela Superintendência de Serviços Públicos, vai fiscalizar o comércio ambulante nas praias em três turnos, com mais de 80 fiscais e auxiliares

Turismo