Termina paralisação parcial do transporte coletivo urbano de Blumenau

Atualizado

Foram praticamente 11 horas de paralisação parcial do transporte coletivo urbano de Blumenau. Por volta das 14h30 desta quarta (26), o Sindetranscol, sindicato que representa a categoria, anunciou a retomada das atividades.

Aos poucos, os ônibus começaram a circular novamente.

Paralisação foi concentrada no Terminal do Aterro, na região Norte da cidade – Foto: Talita Catie/ND

Em nota divulgada em redes sociais, o sindicato disse que “o protesto realizado nesta quarta-feira (26) cumpriu seu objetivo e os trabalhadores continuarão mobilizados”. No entanto, a categoria não descarta novas ações.

A paralisação ocorreu conforme determina uma liminar da Justiça: 90% dos cobradores e motoristas devem permanecer trabalhando sem restrições. Com isso, apenas 10% dos funcionários podem parar.

Leia também:

Esta foi a segunda paralisação em menos de dez dias. A primeira ocorreu no dia 14 de fevereiro, quando a concentração dos trabalhadores foi no Terminal do Garcia, na região Sul da cidade. Desta vez, a parada foi no Terminal do Aterro, na região Norte.

As paralisações têm origem, segundo o sindicato, em um impasse nas reivindicações feitas junto à Blumob, concessionária do serviço.

A categoria cobra, por exemplo, aumento real de salário e no vale-alimentação, mudança da data-base, alteração da função de cobrador para agente de bordo e manutenção de todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho. A Blumob diz que está cumprindo com as obrigações.

Mais conteúdo sobre

Trânsito