Terreno para construção de presídio em São José deverá ser escolhido na próxima semana

Depois da última reunião em dezembro, envolvendo instituições da Segurança Pública do Estado e a Prefeitura de São José, agora começam as tratativas para tirar de vez do papel a construção de uma nova unidade prisional na Grande Florianópolis. As informações são da RICTV Record. 

Cinco terrenos foram mapeados em São José para a construção do novo presídio, sendo que dois deles foram melhor classificados por uma equipe técnica da Secretaria de de Administração Prisional. Os locais ainda não foram divulgados, no entanto, na semana que vem, o Governo do Estado deverá escolher onde será construída a nova unidade.

Em contrapartida, a prefeitura pediu para o Estado a construção de uma estação de tratamento de água e a conclusão do asfalto de uma rodovia. “Isso é objeto da conciliação com a Justiça Federal e envolve não somente a Secretaria de Administração Prisional, mas também demais secretarias envolvidas com infraestrutura no Estado”, diz Leandro Soares de Lima, secretário de Administração Prisional de Santa Catarina, em entrevista à RICTV Record.

A Grande Florianópolis é a região do Estado que mais sofre com a falta de vagas em presídios e penitenciárias. O déficit de vagas no sistema prisional catarinense passou de 3.800 para 5.100 vagas. A Secretaria atribui esse número às constantes prisões e apreensões feitas em pelas polícias Militar e Civil. 

Polícia