Vandalismo em praças de São José pode ser reduzido com totens de segurança

Pichações, depredação de jardins e de mobiliário é o que mais facilmente aparece e deixa a praça pública com jeito de descuidada. Além do vandalismo, o que também torna uma praça pouco atrativa é a presença de grupos fazendo o uso de drogas e álcool. A alternativa mais viável encontrada pela prefeitura de São José para manter as praças adequadas para a população foi a instalação de totens de segurança.

A revitalização da Orla do Centro Histórico e o novo trapiche são uma aposta para melhorar a região da cidade mais visitada por turistas e devolver aos moradores um local bonito para passeios e interações de lazer e esportiva. Para que os visitantes sintam-se seguros, no local foi instalado um totem de segurança. O segundo em funcionamento no município.

“A maioria das pessoas ainda não tem consciência de que o bem público é dela, que a praça foi construída e é mantida com os impostos que ela paga. Se houvesse essa conscientização, haveria menos depredação”, argumenta a secretária Municipal de Segurança, Andréa Pacheco.  Ela ressalta que a instalação de totens reduz os custos da prefeitura com a manutenção do equipamento público.

Totem instalado no Centro Histórico de São José – Divulgação/ND

O totem funciona em tempo integral. São 24h de vigilância a partir da Sala de Videomonitoramento, localizada na Secretaria de Segurança de São José. Cerca de 30 pessoas por turno acompanham todo o movimento registrado pelo totem e também pelas câmeras instaladas na cidade.

Em caso de urgência ou emergência, policiais militares e guardas municipais podem ser acionados. Basta a pessoa que precisa de ajuda apertar um botão localizado no totem, então será realizada uma videochamada. O atendimento é instantâneo, funciona como um telefonema. Para atender a ocorrência será deslocada a viatura que estiver mais próxima.

Para a instalação dos seis totens, a prefeitura investiu R$ 472 mil. Os equipamentos têm um ano de garantia. Após esse período, será feito um contrato de manutenção.

Seis praças

A praça Adriano Farias, no bairro Forquilhinhas, foi a primeira a ter um totem instalado em 2017 como projeto piloto. Segundo a secretária Andréa Pacheco, o resultado foi positivo, com o fim das ocorrências de vandalismo.

Espera-se o mesmo êxito para as demais praças onde serão colocados totens de segurança nos próximos três meses. O critério de seleção desses espaços públicos leva em conta a demanda populacional. Os bairros que terão totens são: Forquilhas, Serraria, Picadas do Sul, Kobrasol e Jardim Cidade de Florianópolis.

Leia também:

Crescimento populacional impulsiona ampliação de serviços públicos

Geral