Trânsito na Ponte Pedro Ivo Campos é liberado mas volta a fechar às 14h

Atualizado

O trânsito no acesso à ponte Pedro Ivo Campos, na entrada da Ilha de Santa Catarina, foi liberado por volta das 12h30 deste sábado (6), mas voltará a ficar em apenas duas pistas às 14h. Isso porque a chapa metálica provisória colocada no vão central da estrutura terá que ser soldada para evitar que se solte com o intenso fluxo de veículos.

Placa metálica provisória sendo colocada no vão central da Pedro Ivo Campos – Eduardo Cristófoli/Divulgação

Desde as 7h30 da manhã, quando uma das placas metálicas no vão central da estrutura se soltou, o tráfego de veículos ficou em apenas duas pistas, o que provocou filas e congestionamentos enormes na Via Expressa, Avenida Ivo Silveira, Estreito, Coqueiros e BR-101.

Abre e fecha

Por determinação da Secretaria estadual da Infraestrutura e Mobilidade, o trânsito foi liberado momentaneamente nas quatro pistas apenas para aliviar o congestionamento.

Segundo informações da Prefeitura da Capital, a Guarda Municipal vai ajudar na orientação do trânsito, que ficará liberado apenas nas duas pistas da direita até que tudo seja finalizado. A previsão é de que o trabalho de solda leve duas horas.

A ideia inicial divulgada pelo secretário adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Major Vieira, era liberar todas as pistas assim que a placa metálica fosse colocada, em substituição à que se soltou. No entanto, ao liberarem a terceira faixa, os policiais verificaram que o intenso fluxo poderia fazer com que essa nova placa se soltasse. Para evitar novos problemas, a placa então será soldada.

Segundo o secretário adjunto Major Vieira, a colocação da chapa metálica é uma medida paliativa, encontrada para resolver a liberação do trânsito. A solução definitiva deve ser discutida na segunda-feira (8). O secretário disse que os parafusos da junta de dilatação já foram comprados e estão aguardando a entrega.

Fila chegou ao bairro Coqueiros no início da tarde deste sábado – Diogo Maçaneiro/Divulgação

Essa não é a primeira vez que a placa se solta. Em fevereiro, isso também ocorreu, gerando transtornos e congestionamentos. Na época, a placa foi soldada, mas agora com o frio, voltou a se soltar.

A orientação aos motoristas é que evitem entrar na Ilha durante a tarde, caso não seja absolutamente necessário.

Mais informações a qualquer momento.

Trânsito