Transporte marítimo de passageiros entre Joinville e São Francisco do Sul mais perto de começar

Fabrício Porto/arquivo/ND

Atracadouro: barco vai sair do trapiche do Parque Porta do Mar, no bairro Espinheiros

A retomada do transporte marítimo de passageiros entre Joinville e São Francisco do Sul está mais perto de se tornar realidade. O início do serviço só depende da empresa Marinebus, já autorizada pelo Deter (Departamento Estadual de Transportes e Terminais) a explorar a linha náutica pela baía da Babitonga, entre o trapiche dos Espinheiros e o atracadouro do Centro Histórico de São Francisco. A hidrovia teve a sinalização reformada neste ano.

O empresário Pablo Balbis, de Florianópolis, trabalha nos últimos detalhes para trazer a embarcação a Joinville e começar a oferecer o serviço. O transporte ainda não começou porque está em definição o local para o barco abastecer e o lugar para guardar a embarcação. A expectativa é que o barco esteja na água até o fim do mês. “Se a gente não levar o barco até o final da próxima semana, na outra levamos de certeza”, atestou Balbis.

A data do início do transporte deve ser anunciada na semana que vem, na próxima quinta, quando o empresário vem a cidade para reunião na SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville. Na ocasião, o serviço será anunciado e oficializado, com a divulgação sobre como o transporte vai funcionar. Em novembro, a partir do dia 6, uma campanha de outdoors começa a promover a novidade.

Conforme Balbis adiantou, inicialmente serão ofertadas seis viagens diárias, duas pela manhã, duas à tarde e duas à noite, com partidas no sentido São Francisco-Joinville. Os horários de embarque e desembarque ainda precisam ser definidos. Pela manhã, está acertada a saída às 6h30 no terminal de São Francisco, com chegada prevista às 7h em Joinville. Em seguida, o barco retorna para a Baía da Babitonga e refaz a viagem. De acordo com o empresário, os horários serão ajustados conforme a demanda.

“A gente não sabe qual volume de passageiros nós vamos ter. Até pedimos que o pessoal sugira horários de deslocamentos para Joinville e horários para São Francisco do Sul”, comentou. De início, o empresário vai usar um barco com capacidade para 47 passageiros no transporte, mas uma segunda embarcação também está sendo preparada. O valor da passagem será de R$ 12, com pagamento a bordo. Conforme for a procura, posteriormente os bilhetes poderão ser comprados antecipadamente, inclusive pela internet.

Geral