Treinamentos gratuitos de capacitação são oferecidos em Florianópolis

Atualizado

Conforme pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (31), cerca de 12,8 milhões de pessoas estão atualmente sem ocupação no país. Em contrapartida ao desemprego, a qualificação através de cursos profissionalizantes pode se tornar uma importante ferramenta para o aprimoramento pessoal e recolocação no mercado de trabalho.

Em Florianópolis, a prefeitura oferta treinamentos gratuitos para diversos perfis profissionais. Para jovens de 15 a 29 anos, que encontram dificuldade para a conquista do primeiro emprego, é oferecido o “Programa Jovem em Ação”, com mais de 200 vagas para cursos no mês de agosto.

Prefeitura de Florianópolis oferece cursos gratuitos para jovens de até 29 anos – PMF/Divulgação/ND

A iniciativa tem apoio da Igeof (Coordenadoria da Juventude e Instituto de Geração de Oportunidades), com oportunidades são para a área de Imagem Pessoal e Profissional (80 vagas), Secretariado e Rotinas Administrativas (80 vagas) e Atendente de Farmácia (40 vagas). Até dezembro, serão ofertadas cerca de 200 vagas por mês.

Leia também:

As inscrições são feitas via internet e estão disponíveis apenas moradores de Florianópolis. Após o preenchimento das vagas para agosto, as inscrições se encerram e abrem novamente na última semana do mês, para participação em setembro.

Os treinamentos serão realizados na rua Tiradentes, 153, Centro de Florianópolis, na sede do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).

Treinamentos

Além Programa Jovem em Ação, a prefeitura oferece 5 mil vagas em treinamentos gratuitos para morado, por meio do Igeof (Instituto de Geração de Florianópolis) em parceria com a empresa Sematec. Cada aula tem duração de 8 horas.

As oportunidades são para as especializações de Assistente Administrativo, Cuidador de Idosos, Atendente de Farmácia, Design Gráfico, Ferramentas para Escritório, Jogos 3D, Montagem e Manutenção e Primeiro emprego.

A medida que as turmas vão sendo formadas, os inscritos vão sendo chamados pela empresa. Os treinamentos fazem parte do programa Qualificar, com inscrições disponíveis em um formulário, pela internet. 

Empreendedores

Para quem deseja abrir uma empresa ou já trabalha por conta própria e quer se especializar, a prefeitura e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) abrirão mais de 500 vagas em palestras sobre custos.

Por meio da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, será promovido, até novembro, um ciclo de palestras gratuitas sobre diversas áreas dos negócios. Em agosto, o tema dos seminários será “Custos” e as inscrições devem ser feitas pela internet.

As palestras são realizadas em cinco regiões: Norte, Sul, Leste, Centro e Continente. O interessado deve escolher o local no momento da inscrição. As palestras serão ministradas por consultores do Sebrae/SC e do Observatório Social de Florianópolis. Os próximos temas abordados serão Processos (setembro), Recursos Humanos (outubro) e Vendas para o Governo (novembro).

Confira as palestras de agosto:

Dia 6 (terça-feira) – Auditório do Centro de Saúde da Armação – Rodovia SC 406, nº 6074, Armação.

Dia 8 (quinta-feira)– Salão Paroquial Capela Santa Cruz da Costa da Lagoa.

Dia 13 (terça-feira) – Pousada dos Chás – Rua Francisco Gouvêia, nº 54, Jurerê Tradicional.

Dia 15 (quinta-feira) – Associação Bairro Itacorubi – Servidão José Antônio de Lima, nº 50, Itacorubi.

Dia 20 (terça-feira) – Sebrae – Avenida Rio Branco, nº 611, Centro.

Dia 22 (quinta-feira) – Salão de Festas da Igreja Bom Jesus, Rua João Meirelles, nº 1244, Abraão.

Serviço

O quê: 500 vagas em palestras sobre Custos;
Como: Inscrições pelo link: bit.ly/PalestrasSobreCustos
Quando: 6 a 22 de agosto, em Florianópolis.

Educação