Três pilares orientam a política de sustentabilidade da Portobello

Atualizado

Responsabilidade Social

A Portobello acredita que cuidar do futuro é também cuidar das pessoas, tanto dos seus colaboradores, quanto dos seus familiares e das comunidades nas quais está inserido. Por isso, investe no desenvolvimento, bem-estar e saúde destas pessoas, com uma atenção especial àquelas que farão o nosso amanhã, as crianças e adolescentes.

Diretrizes Estratégicas

  • Promover a saúde, segurança, bem-estar e desenvolvimento das pessoas;
  • Priorizar as crianças e o esporte nos projetos sociais;
  • Ser parceiro da comunidade apoiando boas iniciativas de responsabilidade social;
  • Incentivar a cultura e participar das ações de voluntariado de seus colaboradores.
Apoiar os jovens da comunidade para que tenham perspectiva de crescimento e futuro: meta do Programa Crescer - Ricardo Wolffenbüttel/Portobello
Apoiar os jovens da comunidade para que tenham perspectiva de crescimento e futuro: meta do Programa Crescer – Ricardo Wolffenbüttel/Portobello

Responsabilidade Ambiental

A partir da crença em que o equilíbrio na relação com o meio ambiente depende do uso consciente dos recursos, com uma visão sistêmica de todo o processo produtivo, o Grupo alinha suas ações e procedimentos em um Sistema de Gestão Ambiental.

Diretrizes Estratégicas

  • Exercitar o design e a inovação sustentáveis;
  • Potencializar a sustentabilidade do material cerâmico;
  • Cultivar e apoiar as boas práticas de proteção ao meio ambiente;
  • Exercitar o design e a inovação sustentáveis;
  • Potencializar a sustentabilidade do material cerâmico;
  • Cultivar e apoiar as boas práticas de proteção ao meio ambiente.
Crianças participam de atividades educativas voltadas ao meio ambiente - Divulgação/Portobello
Crianças participam de atividades educativas voltadas ao meio ambiente – Divulgação/Portobello

Responsabilidade Econômica

A forma de pensar e agir na Portobello visa a entregar o maior valor possível a todos os stakeholders, sejam investidores, parceiros, colaboradores ou clientes, através da melhor equação entre inovação, investimento e preço justo, onde se estabelece um círculo virtuoso, beneficiando a todos.

O pilar econômico se faz ativo através da gestão econômica e financeira da empresa, que é realizada pela administração da Companhia em todo o seu processo de governança.

Diretrizes Estratégicas

  • Comprometer-se com a excelência dos resultados;
  • Criar condições para o crescimento conjunto;
  • Investir em boas práticas de gestão e governança, priorizando a meritocracia.
Profissionais da empresa na linha de produção: segurança no trabalho é primordial - Divulgação/ND
Profissionais da empresa na linha de produção: segurança no trabalho é primordial – Divulgação/ND

Como a Portobello atua para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Um mundo sem pobreza, com vida digna para todos e com proteção ao ambiente. Esse, se não é o sonho de todos os habitantes do planeta Terra, ainda vai ser, porque existe um pacto para tornar realidade esses ideais. São os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alcance, dentro do máximo possível, até o ano de 2030:

  1. Erradicação da Pobreza.
  2. Fome Zero e Agricultura Sustentável.
  3. Saúde e Bem-Estar.
  4. Educação de Qualidade.
  5. Igualdade de Gênero.
  6. Água Potável e Saneamento.
  7. Energia Acessível e Limpa.
  8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
  9. Indústria, Inovação e Infraestrutura.
  10. Redução das Desigualdades.
  11. Cidades e Comunidades Sustentáveis.
  12. Consumo e Produção Responsáveis.
  13. Ação contra a Mudança Global do Clima.
  14. Vida na Água.
  15. Vida Terrestre.
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
  17. Parcerias e Meios de Implementação.
Programa Jovens Talentos é parte dos objetivos de “Educação de qualidade”, preparando profissionais para o futuro - Divulgação/Portobello
Programa Jovens Talentos é parte dos objetivos de “Educação de qualidade”, preparando profissionais para o futuro – Divulgação/Portobello

Nós Podemos Santa Catarina

Em 2018, a empresa se tornou signatária do movimento Nós Podemos Santa Catarina, que tem como missão facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na prática das pessoas e organizações catarinenses.

Mas, muito antes da adesão, a Portobello já se preocupava em atuar no mercado de forma sustentável, contribuindo assim com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Atualmente, a empresa implementa ações que abrangem, diretamente alguns dos 17 ODS:

3 – Saúde e Bem-Estar

Nesse quesito, a Portobello faz campanhas de saúde; exame periódico para os colaboradores; pronto atendimento no ambulatório; programa de controle auditivo; distribuição de soro; vacina contra gripe; campanhas internas de conscientização sobre saúde e segurança; Programa RespirAção para fumantes; ginástica laboral para colaboradores; campanhas de doação de sangue.

4 – Educação de qualidade

A empresa contribui por meio do Programa Jovens Talentos (jovens aprendizes e estagiários), curso técnico em cerâmica, curso de qualificação em eletromecânica e cerâmica, treinamento academia de segurança, Programa Crescer e educação ambiental com a comunidade.

6 – Água Potável e Saneamento

Para contribuir com o sexto objetivo, a Portobello faz o tratamento de efluentes de forma correta e responsável e educa os colaboradores sobre o uso consciente da água. Além disso, a empresa é integrante do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (em Biguaçu).

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

A empresa, que é referência no município de Tijucas, contribui gerando 2.770 empregos diretos, desenvolvendo fornecedores locais e investimento R$ 283 milhões em impostos pagos apenas no ano de 2017.

12 – Consumo e Produção Responsáveis

Em relação ao ODS 12, a Portobello recicla 99,65% dos resíduos gerados e reaproveita o calor dos fornos, reduzindo assim a emissão de CO² para o meio ambiente. A empresa também reutiliza a água captada para o processo produtivo, através de circuito fechado.

15 – Vida Terrestre

A Portobello contribui realizando a gestão sustentável e responsável das jazidas utilizadas na extração da matéria-prima

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

A contribuição da empresa se dá ao na promoção e incentivo de projetos sociais de inclusão e desenvolvimento, como por exemplo:

  • Projeto Hapkido;
  • Projeto Musicando;
  • Projeto 4ª Ação Cultural;
  • Programa Crescer;
  • Coral Anjos Luz;
  • Campanha Natal Voluntário;
  • Campanha do Agasalho;
  • Apoio ao Lar Santa Maria da Paz;
  • Apoio a APAE;
  • Apoio ao Educandário Santa Catarina.

O alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas metas é uma tarefa que demanda tempo e só será cumprida com a participação de todos: governos, sociedade civil e empresas privadas. Cada cidadão pode e deve fazer a sua parte em busca de um planeta saudável para o próprio e para as futuras gerações.

Portobello Sustentabilidade