UFSC e Udesc aparecem pela primeira vez juntas em ranking das melhores universidades

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) está entre as sete melhores instituições de ensino superior do país e a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) apareceu pela primeira vez no ranking internacional do THE (Times Higher Education), divulgado nesta quarta-feira (11).

Lista das melhores universidades do país, conforme ranking do THE – Divulgação/Agecom

Na lista, considerada um dos principais rankings universitários do mundo, a UFSC figura entre as quatro mais bem colocadas instituições federais brasileiras.

O THE promove uma das principais avaliações educacionais do mundo e utiliza critérios como ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento como indicadores de desempenho.

Para o resultado desta edição, foram avaliadas 1.396 universidades de 92 países. A coleta de dados ocorreu em março deste ano, mas foram apuradas as informações referentes a 2017.

Portanto, o resultado não considera os cortes de recursos pelos quais passam as universidades federais, uma vez que o bloqueio de parte do orçamento foi efetuado no fim de abril.

O Brasil perdeu alguns nomes na lista das mil melhores instituições do mundo. No ano passado, eram 15 e, na edição deste ano, são 12 – a UFABC (Universidade Federal do ABC) , a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) caíram de posição.

A classificação da Times é feita em grupos a partir do posto de número 200. A USP (Universidade de São Paulo) se manteve como a brasileira mais bem colocada, entre a  251ª e 300ª posição.

A UFSC foi a única que avançou na lista: passou do grupo das colocações entre 801 e 1.000 para o grupo das posições de 601 a 800. No ano passado, a instituição catarinense estava entre as 15 melhores do país.

De forma geral, o Brasil ascendeu no ranking global em relação a 2018, saltando de 35 universidades para 46 na listagem total desta edição. Entre as onze instituições que apareceram no ranking pela primeira vez está a Udesc  (Universidade do Estado de Santa Catarina).

O país pulou da 9ª para a 7ª colocação entre aqueles com o maior número de instituições no levantamento, ultrapassando países como Chile, Itália e Espanha.

A Universidade de Oxford, na Inglaterra, é a líder do ranking mundial pelo quarto ano consecutivo. Cambridge e Imperial College London, também britânicas, ficaram no terceiro e no décimo posto, respectivamente.

O restante do top dez é dominado pelos Estados Unidos, que possui sete universidades entre as melhores: o Instituto de Tecnologia da Califórnia (2º lugar), a Universidade de Stanford (4º), o Instituto de Tecnologia do Massachusetts – MIT (5º), a Universidade Princeton (6º), a Universidade Harvard (7º), a Universidade Yale (8º) e a Universidade de Chicago (9º).

Mais conteúdo sobre

Educação