UFSC em Blumenau dividirá espaço com a faculdade IBES

Anúncio do primeiro campus da Federal no Vale deverá ser feito nesta quarta-feira

PRIMEIRA MÃO

O primeiro campus da Universidade Federal será instalado junto ao prédio onde hoje funciona a faculdade IBES Sociesc, que permanecerá com suas aulas normalmente. A informação é extraoficial e deverá ser confirmada amanhã ou no máximo até sexta-feira.

OS PRIMEIROS CURSOS

A UFSC ocupará um bloco de cinco andares no período diurno, quando o espaço não é usado pelo IBES. Neste primeiro momento serão oferecidos cinco cursos: engenharia têxtil, engenharia de materiais, de controle e automação, química e matemática. A expectativa é que as aulas comecem em março de 2014.

EM SEGREDO

Os valores do aluguel não foram divulgados, mas são os de mercado, referentes a um imóvel daquele porte, numa transversal da Alameda Rio Branco.

PÉS NO CHÃO

Muita gente criticou a decisão do Governo Federal e eu discordo. A federalização da FURB era um sonho dos blumenauenses, mas nunca esteve no horizonte do Ministério da Educação. A migração da Universidade Regional de Blumenau para uma Universidade Federal não é um processo simples, que se resolve com uma canetada. Aspectos financeiros e jurídicos são mais fortes que a tal “vontade política”.

REFLEXÃO

A luta para federalizar a nossa universidade não deve parar, mas desdenhar um passo importante do ensino público superior é uma visão curta. Pode parecer pouco, mas é um início. Temos que buscar outras conquistas, na expansão da UFSC no Vale ou mesmo numa construção com a FURB.

Divulgação

Ufsc no Ibes

A UFSC ocupará um bloco de cinco andares no período diurno, quando o espaço não é usado pelo IBES