UFSC Joinville sai da Univille e vai para o bairro Santo Antônio

Sede alugada do Centro de Engenharia da Mobilidade da universidade foi inaugurada nesta quinta-feira (5)

Fabrício Porto

Sede alugada da UFSC fica na rua Presidente Prudente de Morais

Depois de dois anos instalado nas dependências da Univille (Universidade da Região de Joinville), o Centro de Engenharia da Mobilidade da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) está de casa nova. A área alugada no bairro Santo Antônio foi inaugurada nesta quinta-feira (5) pelo reitor da universidade, Alvaro Prata. O novo campus deve atender ao crescimento dos cursos oferecidos pela instituição.
A nova estrutura tem 11 salas de aulas, dois auditórios, dois laboratórios de informática e uma biblioteca. Em outro prédio, distante 200 metros, estão instalados os laboratórios. Atualmente, o centro têm 1.090 alunos matriculados e, por ano, são oferecidas 400 vagas em sete cursos na área de engenharia. O campus do Santo Antônio deve funcionar até março de 2014, data prevista para a inauguração do campus que está em construção na zona Sul.
“A estrutura na Univille estava pequena. Esta sede nos atende melhor, mas com o crescimento do campus, daqui a pouco vamos achar esse lugar pequeno também. A nossa pretensão é, em 2014, estarmos no nosso campus e assim começar a construir a UFSC de Joinville em suas próprias instalações”, comentou o reitor Alvaro Prata.
O reitor destacou que a universidade vive um momento de consolidação dos cursos de engenharia de mobilidade e de se tornar excelência. “O país vive uma carência de profissionais nas mais diferentes áreas das engenharias e queremos nos tornar um exemplo de excelência”, ressaltou Prata.
Estabelecer uma identidade própria é um desejo comum entre alunos, servidores e docentes. “Precisávamos ter um lugar para termos uma identidade e hoje é o primeiro passo”, disse a professora Tatiana Garcia, uma das primeiras docentes contratadas do Centro de Engenharia da Mobilidade.

Prefeito propõe desafio aos alunos

Durante a solenidade de inauguração do Centro de Engenharia da Mobilidade da UFSC, o prefeito Carlito Merss instigou os alunos do curso de engenharia da mobilidade a discutir com a Prefeitura um projeto de mobilidade para a rua Presidente Prudente de Moraes, onde o campus está instalado. “Esta era uma rua calma, mas que está vivendo um crescimento vertical muito rápido, e, com a UFSC instalada aqui, com certeza servirá de case para os alunos de mobilidade”, brincou Merss.
O prefeito também destacou a satisfação em ver a instalação, mesmo que provisória, do campus da UFSC em Joinville. “Estou muito feliz porque vivi a discussão da interiorização da universidade federal desde as primeiras discussões”, disse o prefeito.
Para Merss, a construção do campus da UFSC é uma obra atrasada em 50 anos, mas é uma realidade que começa a se concretizar. A previsão é de inaugurar o campus próprio em março de 2014. Na semana que vem, deve começar o estaqueamento do primeiro bloco. Mais de 60% da terraplanagem da área de 15 mil metros quadrados estão concluídas. Nos próximos dias, deve iniciar a terraplanagem da pista de testes. A construção dos outros blocos está licitada e deve começar entre maio e junho.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias