Um dos principais cartões-postais do Rio, Cristo Redentor completa 88 anos

Atualizado

Erguido em 1931, o Cristo Redentor completa 88 anos neste feriado de 12 de outubro. Um dos principais símbolos do Rio de Janeiro, a estátua feita em pedra sabão e com 30 metros de altura (38 metros se considerar o pedestal) é considerada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, na sigla em inglês) desde 2012.

Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade do Rio de Janeiro, Cristo Redentor completa 88 anos neste sábado – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/ND

Para comemorar o aniversário do Cristo, a programação neste sábado inclui missa especial e bolo. Os turistas que subirem o Morro do Corcovado também poderão receber bênção, que será dada de hora em hora. Já para a comemoração do Dia das Crianças, uma série de atividades estão sendo realizadas.

O acesso ao Cristo Redentor pode ser feito através do Trem do Corcovado ou em vans credenciadas. É possível chegar ao local também através de uma trilha pela Floresta da Tijuca.

História

Um dos principais pontos turísticos do Rio, o Cristo Redentor foi projetado por Heitor da Silva Costa, que contou com desenhos do pintor Carlos Oswald e esculturas de Maximiliam Paul Landoswky, que trabalhou a cabeça e as mãos da estátua.

Também participaram da obra o especialista em concreto armado Albert Caquot, o engenheiro mestre de obras Heitor Levy e o engenheiro fiscal Pedro Fernandes Viana.

A construção foi erguida entre 1922 e 1931, a pedido da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na época dirigida por dom Sebastião Leme.

Mais conteúdo sobre

Geral