Um projeto (revisitado) para o aterro

Estudo que prefeitura apresenta hoje, criando Parque Municipal, não deixa de ser um resgate do que propôs Burle Marx

O projeto que o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) apresenta nesta terça-feira (4), em audiência pública no Centrosul (19h), que prevê a implantação do Parque Municipal da Baía Sul, nada mais é do que um recorte do projeto inicial de Burle Marx, encomendado pelo governo catarinense no início da década de 1970. O parque chegou a ser criado parcialmente, com espaço para prática de esportes e lazer. A falta de zelo do poder público é que permitiu, ao longo do tempo, a degradação de uma das grandes atrações da região central de Florianópolis, voltada à cidadania, mas transformada num gigantesco estacionamento de ônibus e de veículos particulares – sem contar a estação de tratamento de esgoto, colocada na entrada da Capital, como o mais estúpido cartão de visitas que uma cidade linda como a nossa poderia apresentar aos turistas. De qualquer maneira, o que pretende a prefeitura, agora, é louvável, ainda que represente pouco mais de 20% do total desperdiçado no aterro ao longo de quase quatro décadas.

Divulgação James Tavares

Urbanismo

Cortina

O fotojornalista James Tavares mostra um novo olhar da Avenida Rubens de Arruda Ramos (Beira-mar Norte) e da Ponte Hercílio Luz, através da “cortina” natural, as árvores plantadas pela prefeitura.

Divulgação

Urbanismo

Descuido urbano no Estreito

Saudade

A Ponta do Leal, no Estreito, onde se amontoam casas e famílias, numa vista inigualável da Ilha, foi nos anos 1960 o ponto de encontro dos jovens no verão. A praia era limpa e o lugar convidativo. Para se ter noção da falta de política pública na Capital, o esgoto recolhido do Continente foi canalizado justamente para perto da Ponta do Leal, que hoje poderia abrigar uma praça ou até mesmo um parque.

Sem exame

“Minha mãe foi agora levar minha avó de 90 anos no gastroenterologista, hospital Celso Ramos, e ela precisa de uma endoscopia. O médico informou que não consegue fazer o exame pois o hospital está com o aparelho quebrado há quatro semanas e a Secretaria de Saúde disse que não tem previsão para o conserto!”. Bronca de uma leitora que recebi por e-mail, na segunda-feira (2) à tarde.

Mobilização

Empresários que têm negócios na Rua Jerônimo Coelho reúnem-se nesta terça-feira (3) para discutir a proposta da prefeitura de revitalização da rua. O encontro será promovido pela CDL de Florianópolis, que pretende mobilizar o maior número de lojistas do entorno para contribuírem com mais este projeto de modernização na região do Centro.  A reunião acontece às 10h, na Farmácia Fórmula Básica.

Passarela pronta

A Autopista Litoral Sul, responsável pelo trecho entre Curitiba (PR) e Palhoça, entrega nesta terça-feira (3) a nova passarela do km 187,7 da BR-101, em Biguaçu – a original foi derrubada por um caminhão no começo do ano. A passarela recebeu novo gradil e iluminação. A empresa já liberou o túnel aos veículos, que estava para uso exclusivo dos pedestres.

Campanhas

A concessionária aproveita a reabertura da passarela para lançar duas campanhas de conscientização: Passarela Viva e Viva Ciclista. O objetivo é incentivar pedestres e ciclistas a utilizar a passarela. Serão distribuídos folders educativos e adesivos refletivos para bicicletas.

Medo no ar

Esse povo não é fácil. Passageiros de uma companhia aérea que opera há pouco tempo em Santa Catarina já apelidaram a empresa de “Passamedo”. Alguns viajantes dizem que as aeronaves da dita empresa “parecem Kombis que voam”. Maldade pura?

Não é feriado

Começou a farra: ponto facultativo na quinta-feira? Nunca foi feriado e não tem o menor sentido ser “enforcado”, como querem algumas prefeituras que liberam seus funcionários do expediente. Bem fez a Universidade Federal de Santa Catarina, que divulgou uma nota ontem alertando a comunidade acadêmica: quinta-feira será dia de trabalho normal no campus.

Reféns

Muito estranha essa sequência de conflitos envolvendo a Comcap. Não passa uma semana sem que tenhamos que nos surpreender com paralisações pontuais dos trabalhadores, por conta de acordos não cumpridos. A cidade não pode ficar refém de situações desse tipo.

Nomes…

A pesquisa Accord que o Notícias do Dia divulga nesta terça-feira (3) revela a inegável preferência do eleitorado, neste momento, pelo candidato da possível coligação PSD-PP, César Souza Júnior. Mas, ainda mais que isso, serve para indicar a consolidação do nome de Gean Loureiro como o candidato do PMDB à sucessão de Dário Berger. Não há outra possibilidade no quadro apresentado, tanto na simulação 1 (sem Angela Amin, do PP, na disputa), quanto na simulação 2 (com Angela Amin).

… consolidados

Destaque-se ainda, na pesquisa, que Angela Albino (PCdoB) está muito bem na foto quando se trata da simulação 1. Na simulação 2 – numa comprovação de como o eleitorado é machista –, ela cai para quarto lugar, já que Angela Amin aparece em segundo lugar.

Paixão

O movimento Emaús realiza sua tradicional Encenação da Paixão de Cristo, nesta sexta (6), a partir das 20h, no Largo São Sebastião, centro de Florianópolis.

Ovo de tolo

Por que ovos de Páscoa custam tão caro? Roubalheira disfarçada em “valor agregado”, não há outra explicação. O “valor agregado”, no caso, é apenas o formato – o ovo de tolo.

Distrital já

Jornalista Vânio Bossle informa que, no bairro Ingleses, já começou campanha pelo voto distrital, nem que seja de maneira informal. “Ou seja, a campanha conscientiza as pessoas a não votarem em paraquedistas para a Câmara Municipal”. Paraquedistas são os candidatos que só aparecem na comunidade em época de eleição.

Crueldade

Em menos de três horas, na segunda-feira (2) cedo (até 9h), nove motoqueiros se envolveram em acidentes na região metropolitana de Florianópolis. A constatação, feita por Nelson Paiva, superintendente da Defesa Civil de Palhoça, é a prova definitiva de que nosso trânsito virou uma carnificina.

Não é vida

“Tenho pena do pessoal que mora na Grande Florianópolis e precisa chegar à ilha. Isso não é vida”. Carlos Alberto Alves, em seu Twitter (@rocelves)