Beiramar Shopping une tradição e inovação em Florianópolis

Um shopping que se reinventa, cria novas áreas, amplia operações e investe em vários projetos para se adequar ao movimento contínuo de evolução da sociedade.

Pioneiro nesse modelo de comércio na Capital, no início o Beiramar Shopping foi visto com certa desconfiança, até mesmo pelos lojistas. “O consumidor estava muito habituado a ir às lojas do Centro para fazer compras e os lojistas não acreditavam muito que ia dar certo, mas com o tempo, ambos se convenceram da praticidade, conveniência e segurança do ambiente”, diz Antonio Carlos Scherer, um dos sócios investidores e presidente do conselho do shopping.

Antonio Carlos Scherer, um dos sócios investidores do Beiramar Shopping – Anderson Coelho/ND

Com 25 anos de atuação, o Beiramar continua sendo uma referência e um ponto de encontro no coração da Ilha de Santa Catarina. E o passar do tempo apenas fez com que o espaço se consolidasse, sempre tendo em vista que mudar é necessário.

“Nunca paramos de investir e quando chegaram outros shoppings na cidade, começamos a buscar a renovação, ampliando as garagens para os andares de cima, colocando novas escadas rolantes, ampliando e modernizando os banheiros e reformulando o cinema, por exemplo”, afirma o empresário.

Inaugurado em 27 de outubro de 1993, o negócio sofreu a primeira expansão já no ano seguinte, com a ampliação de área no piso L2 e a abertura de novas lojas.

Nos anos 2000, houve a ampliação da área física no terraço, a inauguração do Centro de Eventos e da Academia F. Scherer, a entrega da nova Praça de Alimentação, revitalização no piso L1 e a primeira satelização no piso L2, além da ampliação do Centro Médico.

Reinvenção contínua

As mudanças arquitetônicas mais recentes incluem um jardim externo e a substituição de parte das paredes de alvenaria por vidro, aumentando a sensação de amplitude e permitindo iluminação natural abundante. A troca de material dará uma nova vista para a Avenida Mauro Ramos, integrando ainda mais o edifício ao entorno e ao lindo visual da cidade.

Jardim no piso L2, permite maior integração com o ambiente do entorno – Anderson Coelho/ND

Soma-se a isso, a atenção dada aos serviços (academia de ginástica, centro médico, supermercado, farmácia, serviços bancários, aumento na oferta de restaurantes e cafés, etc), com foco na comodidade aos clientes. Na academia, por exemplo, são oferecidos serviços gratuitos de barbearia, cabeleireiro e manicure, uma vez por semana.

Aproveitando o vão central, foram ampliados os projetos culturais, trazendo shows, apresentações musicais e de teatro e exposições gratuitos. Pelo menos uma vez ao mês, o Beiramar abrirá essa área para artistas plásticos mostrarem seus trabalhos. O objetivo é ampliar a divulgação da cultura da cidade.

E há espaço para todos os públicos. O empreendedor conta que um grupo de mulheres se reúne uma tarde por semana, há 25 anos, no Beiramar. “Elas deixavam os filhos na escola e vinham se encontrar aqui para um café. Hoje, continuam vindo e trazem os netos”, revela. Aposentados também marcam presença constante nos espaços gastronômicos, transferindo seus pontos de encontro dos lares para locais públicos.

Cafés são tradicionais pontos de encontro e lazer no Beiramar Shopping – Anderson Coelho/ND

Esse hábito revela uma forma diferente de se relacionar com a cidade. O shopping, hoje, é muito mais do que um mero centro de compras. Cada vez mais, as pessoas buscam comodidade, conveniência e segurança, e se for em um único lugar, melhor.

“A parte de serviços é importantíssima, mas também temos a vantagem da localização privilegiada e a facilidade tanto para estacionar quanto para acessar o transporte público”, avalia Scherer.

Novas demandas

Como um organismo vivo, o espaço se molda às novas demandas e procura atrair novos públicos, especialmente o mais jovem. “Tradicionalmente, sempre atraímos um público mais idoso, mas agora o foco é nas crianças e jovens”, diz Scherer.

Para isso, são realizados eventos gratuitos voltados às crianças – que acabam trazendo seus pais, com exposições emblemáticas como A Era do Gelo, Dinossauros, Corpo Humano e, em breve, a Turma da Mônica. Para os adultos, são oferecidos eventos de gastronomia no vão central, com chefs de cozinha ensinando a preparar diversos pratos.

Com 25 anos, Beiramar continua apostando na renovação e inovação contínuas – Anderson Coelho/ND

Nesse aspecto, a ampliação dos cinemas (reformulados em 2001, 2003, 2010 e 2018) que hoje abrange cinco salas de exibição – sendo uma Vip com poltronas reclináveis e outra com a maior tela da cidade, trouxe um público mais jovem, de até 40 anos, para o primeiro shopping da cidade. Pesquisas feitas pelo empreendimento apontam que 90% do público que adquiriu ingressos para o cinema no ano passado veio para o Beiramar Shopping.

E foi também através das pesquisas que a administração identificou a demanda de melhoria nos banheiros. “Há mais de dez anos incluímos portas automáticas na entrada dos banheiros e sanitários adaptados para pessoas com deficiência”.

Perfil de consumo

Recebendo uma média de 45 mil pessoas por dia, das quais 70% chega a pé, o Beiramar viu sua demanda crescer e diversificar. Hoje, o consumidor não vai apenas comprar, ele quer interagir. E essa mudança de comportamento motiva o que se chama de ‘experiência de compra’.

Corredores amplos e iluminados, com áreas de descanso, proporcionam mais conforto – Anderson Coelho/ND

Todo o ambiente, o atendimento e as facilidades contribuem para melhorar a experiência do cliente no estabelecimento. “A praça de alimentação, que antigamente parecia um refeitório, foi modernizada, recebeu espelhos d’água e ficou muito mais aconchegante”, aponta o empreendedor.

A área gastronômica também cresceu e atrai públicos diversos, com cervejaria ao lado dos cinemas, um bar que oferece shows e DJs, novos restaurantes e até cursos gratuitos de gastronomia.

Entre as novas operações que o shopping deve agregar nos próximos meses estão as lojas Usaflex, Café Cultura, Barbearia Vip, restaurante Milano e a grife de moda masculina Spirito Santo.

Conexões sociais

Como esperado em um empreendimento de tal porte, não faltam ações sociais. “Nós fazemos parte da cidade, então temos vários programas sociais que beneficiam entidades como Cepon, Apae, Instituto Vilson Groh, Cidades Invisíveis, entre outros”, aponta Scherer.

Vão central abriga atividades culturais e lúdicas para crianças e adultos – Anderson Coelho/ND

No último dia 25 de maio, empreendedores do Beiramar Shopping repassaram mais de R$ 45 mil para a Apae de Florianópolis. A renda foi arrecadada com a ação ‘Estacionamento Solidário’ que o shopping promoveu no dia 18 e corresponde a quase 10% do orçamento mensal da entidade.

No ano passado também foi realizado um mutirão de limpeza e pintura externa dos prédios da Apae, no bairro Itacorubi,e a reforma da piscina da instituição. Anualmente, o empreendimento também sedia o lançamento do Outubro Rosa e da Feira da Esperança.

De olho no horizonte, os empreendedores atuam para que essa engrenagem continue funcionando e ajudando a manter vivo o coração da cidade.

Mais conteúdo sobre

Inspira!