Uma nova fase para Ponte Hercílio Luz

Reforma do monumento entra na "terceira temporada", a última: em menos de 30 meses é possível que possa ser liberada ao tráfego, disse o governador durante assinatura do contrato

Divulgação/ND

Foi bem prestigiada a solenidade de assinatura do contrato de trabalho para a etapa final de recuperação da Ponte Hercílio Luz. Cercado por secretários de Estado e pelos representantes do grupo português Teixeira Duarte, o governador Raimundo Colombo proporcionou aos presentes uma verdadeira aula sobre o desdobramento das obras durante a fase mais pesada da restauração. Anotei alguns tópicos do evento:

* O prazo para finalização dos trabalhos (30 meses) inclui a desmontagem da estrutura de sustentação. Conforme o governador Raimundo Colombo, a ponte pode ser reaberta ao tráfego de veículos bem antes de setembro de 2018.

* Como Colombo deve concorrer ao Senado em 2018, é bem possível que a reinauguração da Ponte Hercílio Luz seja realizada pelo atual vice-governador, Eduardo Pinho Moreira.

* Os engenheiros portugueses da Empa observaram, durante a entrevista coletiva, que a Ponte Hercílio Luz é “singular”, porque é a única pênsil do mundo sustentada por olhais (elos que ligam o vão central às torres).

* Mesmo já tendo sido recuperados, os viadutos insular e continental deverão ser submetidos a novas intervenções, porque estão parados há muito tempo (foram restaurados no primeiro governo de Luiz Henrique).

* O site da ponte já está no ar (foto) e será enriquecido ao longo do tempo com mais informações, imagens históricas e dados contábeis. Confira no www.pontehercilioluz.sc.gov.br

Por um triz

Num momento de descontração durante a apresentação de quinta (10), Raimundo Colombo lembrou que logo no início de seu governo recebeu inúmeras propostas para resolver o problema de mobilidade Ilha-Continente – vários projetos para uma quarta ponte e para um túnel, entre outros. “Felizmente optamos pela recuperação da Ponte Hercílio Luz”, disse, sorrindo. É que algumas das empresas que se apressaram em apresentar aqueles projetos, em 2011 e 2012, estão hoje envolvidas nas investigações da Operação Lava Jato.

Granfpolis

O governo do Estado instituiu o NGC (Núcleo de Gestão de Convênios da Grande Florianópolis), vinculado à Secretaria do Planejamento, para auxiliar na gestão dos convênios a serem firmados entre o Estado e as prefeituras e entidades dos 13 municípios anteriormente abrangidos pela SDR. O núcleo vai funcionar nas dependências da Granfpolis. O termo de cooperação técnica será assinado nesta sexta (11), às 11h.

Sem conflitos

As oposições realizam atos neste domingo, contra Dilma Rousseff, Luis Inácio Lula da Silva e o PT. Nos dias 18 e 31 deste mês ocorrerão atos dos partidos de centro-esquerda em todo o país. Intervenções de apoio a Dilma, Lula e PT neste domingo foram desautorizadas pelos partidos da base governista e pela CUT (Central Única dos Trabalhadores). Objetivo é evitar conflitos de rua.

Risco à paz social

“Os partidos, independente de estarem no poder ou na oposição, têm uma contribuição importante pela força que representam. E se, de repente, um país como o nosso ficar ingovernável, vai ser difícil falar em paz social”. Dom Murilo Krieger, catarinense de Brusque, arcebispo primaz do Brasil e vice-presidente da CNBB.

CPI dos Radares

Vereadores da CPI dos Radares decidiram encaminhar ao plenário da Câmara novo pedido de prorrogação dos trabalhos. É o quarto desde sua instalação. Na avaliação da prefeitura, a Comissão está tentando arrastar os trabalhos o mais próximo possível da eleição de outubro, tomando mais depoimentos do que a própria Polícia Federal e o Ministério Público. Para assessores do prefeito Cesar Souza Junior, isso torna claro o viés político da comissão.

Cidades em revistas

O Grupo RIC lançou na quarta-feira mais uma edição da Revista Joinville É, que comemora os 165 anos do município. Além de impresso o material está disponível no ricmais.com.br/sc/revistajoinvillee. A RIC Editora já prepara a quinta edição da Floripa É para lançamento no dia 23, data que comemora o aniversário da Capital. O material apresenta reportagens especiais e os rumos de crescimento da cidade, sendo encartado no jornal Notícias do Dia.

Conselho Tutelar

O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, após tomar conhecimento da falta de estrutura da sede do Conselho Tutelar, determinou a imediata transferência dos servidores para outro local. O novo espaço já foi definido, mas até que a tramitação do aluguel seja concluída, reparos emergências foram realizados na atual sede. A prefeitura espera que em 90 dias o Conselho Tutelar já esteja funcionando em novo endereço.

Contra o Aedes

A SPU (Superintendência de Patrimônio da União) promove nesta sexta (11), às 9h30min, uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti na sua sede, na Praça 15, movimento que está sendo realizado em todos os prédios públicos de repartições federais. Só em Santa Catarina são cerca de 800 prédios administrados pela SPU. Será feita uma vistoria ao prédio da Capital e realizada uma videoconferência às 10 horas, com a presença do superintendente André Ricardo de Souza.

Drink & Draw

Acontece nesta sexta (11), a partir das 19h, a 3ª edição do Drink and Draw, uma brincadeira criativa que ocorre em vários cantos do mundo, preferencialmente em bares, onde surgiu a ideia. Na Capital, será no O Sítio, um espaço que une arte, educação e coworking, na Lagoa da Conceição. Como não é bar, a organização pede que cada um leve sua bebida.

Divulgação/ND

Viva a Cidade Especial

Neste sábado (12), das 9 às 16 horas, o projeto Viva a Cidade terá uma edição especial com a presença dos food trucks, na Rua dos Ilhéus. Serão servidas diversas opções de comidas para agradar o paladar de todos os frequentadores da feira que resgatou o astral do Centro Histórico da Capital.

Loading...