Verão gelado: sábado amanhece com a primeira geada de 2020 em Santa Catarina

Atualizado

O mês é janeiro e a estação é o verão, mas na Serra Catarinense, o sábado (25) amanheceu branco de geada nas regiões mais baixas. O registro da primeira geada do ano aconteceu nas cidades de Urupema e São Joaquim.

Áreas mais baixas amanheceram com o branco do gelo sobre a vegetação – Foto: Mycchel Legnaghi

De acordo com o engenheiro agrônomo do Climaterra, Ronaldo Coutinho, as temperaturas estão dentro da previsão feita há alguns meses. “Nós já havíamos previsto que o verão não seria tão quente e que o frio chamaria a atenção”, diz.

Ele explica ainda que no verão, o frio fica acumulado nas regiões mais baixas, o que contribuiu para o cenário registrado nas cidades da Serra. Além disso, ele conta que as ações do ciclone contribuíram para a geada. “Ele facilitou a entrada do ar frio em cima da região, mas quem provocou a geada foi a massa de ar seco de origem fria”, explica.

Temperatura chegou a 1.7 °C em Urupema e São Joaquim – Foto: Mycchel Legnaghi

Coutinho diz ainda que não se trata de um fenômeno raro. “Não é frequente, mas não é raro”, fala. Além de São Joaquim e Urupema, que registraram 1.7°C, outras seis cidades da Serra Catarinense tiveram temperaturas abaixo dos 10°C.

Leia também:

Geral