Vai sobrar um banquinho para ´seu´ Teco no Transcaeira 191

Linha inaugurada na Capital interliga 20 mil famílias de quatro comunidades

Daniel Queiroz/ND

Nova linha de ônibus começa a operar nesta terça-feira e vai atender quatro comunidades

O Transcaeira 191 é a nova linha de transporte urbano de Florianópolis. Liga o Centro da cidade ao bairro Trindade, cortando pelo maciço do morro da Cruz – Serrinha, Mont Serrat, Transcaeira e Saco dos Limões. Cerca de 20 mil famílias dependem dessa condução e pela primeira vez terão ônibus próximo a sua casa.

“Esse é um apelo antigo da comunidade”, explicou João Ferreira de Souza, 76 anos. Seu Teco, como é conhecido, é o presidente da associação do bairro onde nasceu, o Mont Serrat: “Sou do tempo em que aqui era mato alto e só tinha umas seis casinhas de lona.”

Daniel Queiroz/ND

João Ferreira de Souza, seu Teco, lembrou que linha era antigo apelo da comunidade

As transformações são bem-vindas na vida do Seu Teco, com outra linha (a 764 vai até a Servidão da Felicidade, no Mont Serrat). Ele disse acreditar que vai ter um alívio na hora de pegar o ônibus, que lota durante os horários de pico. “Agora pode até sobrar um banquinho do ônibus para mim”, almeja. 

Erica Reis, 63, pegava dois ônibus para ir até o posto de saúde no Saco dos Limões, onde faz tratamento quinzenalmente. “É tanta volta que chego lá com a pressão alta”, desabafou.

Por isso, a população estava num clima de comemoração. Enquanto as autoridades falavam, Eduardo Duarte, 46, lançava fogos de artifício. “Essa linha vai facilitar para todo mundo. Não vamos mais precisar descer a pé até a Serrinha”, contou o agente de reciclagem.

Outras lideranças comunitárias se sentem vitoriosas com a inauguração da linha, como Carlos Raimundo dos Santos, presidente da Associação do Alto da Caeira; e seu pai, Leovoldo dos Santos, 72. Eles participaram de todas as reuniões convocadas pela prefeitura, para estruturar a linha Transcaeira – bairro onde a água e a luz foram levadas há quatro anos. A pavimentação foi concluída há um mês.

Prefeito embarca na viagem inaugural

Numa viagem inaugural, nesta segunda-feira, o prefeito Dario Berger, o vice e secretário de Transportes, João Batista Nunes, e Gean Loureiro, secretário de Governo, se uniram num breve itinerário. “É uma tentativa de inclusão social por meio do transporte”, disse João Batista, na descida da rua Juan Ganzo Fernandes.

Nesta terça-feira, às 5h55, sai o primeiro Transcaeira – 191 do Titri (Terminal da Trindade), onde há cinco horários, além de quatro no Ticen (Terminal do Centro). A família de Mariza Wilhelm, 24, está feliz. Seus filhos, Guilherme, 9; e Bianca, 6, iam a pé até a escola José Jacinto Cardoso, na Trindade – dois quilômetros de descida e dois de subida. “Meu menino tem bronquite asmática, sofria para subir a Serrinha”, contou, com Ana Beatriz, 3, no colo, que terá outras experiência quando for para a aula.

Clara Ribeiro, vice-presidente da Associação da Serrinha, pediu que o percurso do ônibus fosse estendido até a Madre Benvenuta. “Muitas dos nossos filhos estudam lá e se ariscam na volta para casa”, expôs. João Batista atendeu ao pedido, e o Transcaeira 191 seguiu.

+

Notícias