Vale Europeu se consolida como destino turístico em Santa Catarina

Principal polo econômico e turístico do Vale, Blumenau é conhecida no Brasil e exterior pela Oktoberfest – Markito/Santur/Divulgação/ND

A diversidade étnica e cultural dos colonizadores alemães, austríacos, italianos, portugueses e poloneses traz muitos atrativos que consolidam a região do Vale Europeu como um dos principais destinos turísticos do Estado. Além de sediar a principal festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau, a região tem roteiros de ecoturismo, turismo rural, maria fumaça, arquitetura e culinária típicas e muitas opções de compras pelas cidades-polo da indústria têxtil catarinense. Alguns municípios localizados no Vale do Itajaí, como Nova Trento, por exemplo, também são conhecidos pelas celebrações e pontos para a reflexão e peregrinação religiosa.

No Vale Europeu, a arquitetura, os costumes, a gastronomia e até os dialetos que se ouve remetem ao velho continente. Em Blumenau, Pomerode, Brusque e Gaspar, a herança cultural alemã é predominante. Já em São João Batista, Rodeio e Nova Trento é a colonização italiana que se destaca. Em quase todos os 49 municípios da região há festas que celebram a cultura dos imigrantes.
festas típicas.

A festa mais famosa é a Oktoberfest (em outubro, em Blumenau). No mesmo mês acontecem ainda a Fenarreco (Brusque), a Festa do Imigrante (Timbó) e a Kegelfest (Rio do Sul). No restante do ano, ainda são realizados eventos como a Festa Pomerana (Pomerode), a Anima Italiana (Rio do Sul), a Festitália (Blumenau), a Festa Trentina (Rio dos Cedros), a La Sagra (Rodeio), a Weihnachtsmarkt (Ibirama), entre outras. Confira a seguir alguns dos municípios mais conhecidos da região.

Nova Trento

Santuário de Madre Paulina é um dos destinos de Nova Trento – Santur/Divulgação/ND

Colonizada por italianos vindos da cidade de Trento, é o segundo destino brasileiro que mais recebe fiéis, peregrinos e romeiros, atrás apenas de Aparecida do Norte, em São Paulo.

Pomerode

Pomerode é o município que mais tem casas em estilo enxaimel fora da Alemanha – Santur/Divulgação/ND

A herança dos imigrantes da Pomerânia, região que ocupava o norte da Alemanha e a Polônia, é marcante. São mais de 300 casas em estilo enxaimel, que rendeu à cidade o título de município, fora da Alemanha com o maior número destas construções desse tipo.

Destino SC