Valores: saiba a importância de saber quais são eles

Valores determinam decisões importantes em nossas vidas. Saber quais são esses valores é fundamental para tê-los como aliados.

Dia 5 de janeiro. Quinta-feira. Mais um dia lindo em Florianópolis. Sou Marcos Giraldi, Coach, e espero imensamente que sua semana esteja sendo cheia de energia e com muita positividade.

Uma mensagem por dia. O ano todo. Todas com base em mensagens que os colegas me sugeriram no Facebook. Já falamos sobre a importância de buscar o equilíbrio, dando importância para os diferentes setores da vida. E, a partir daí, planejar onde você quer chegar. Se esse caminho te levar a um lugar sintonizado com sua missão, melhor ainda!!!

E mais: nesta viagem, você terá que tomar muitas decisões. Essas decisões são direcionadas sabe por quem? Por nossos valores.

Essa é a palavra de hoje: VALORES!!!

Seus valores vêm das experiências de vida, da relação com os pais, da vivência na escola, no trabalho e com os amigos.

Os valores diferem uma pessoa da outra. Não existe certo ou errado. Toda decisão é justificada com base nos valores individuais.

Eles determinam quem você é! O seu comportamento. Em vários momentos da vida, você tem que decidir entre, por exemplo, conforto ou segurança… sucesso ou aventura… amor ou reconhecimento… O que você escolheria?

Vou te dar um exemplo de como isso acontece: imagine duas pessoas desempregadas. Uma tem como principal valor a segurança. A outra tem como principal valor a honestidade.

Ambas vão atrás da mesma vaga de emprego. Na entrevista, o chefe faz a proposta: “O salário é alto, mas em determinado momento, vão ter que se aproveitar de brechas na lei para conseguir cumprir aquilo que espero de vocês”.

É muito provável que o candidato que tem como principal valor a segurança, aceite o emprego. Já aquele que tem como valor a honestidade, vai recusar.

Ferir valores incomoda demais!!! Então, sua trajetória deve respeitá-los. Sua missão deve estar alinhada com eles. Para que sua vida tenha sentido e sua caminhada seja mais fácil, é fundamental conhecer os valores.

Até porque, ao conhecê-los, você pode negociar com os valores. Por exemplo: se o seu principal valor é excelência, é bem provável que deixe de fazer algumas coisas por não se achar bom o suficiente. Reconhecer a excelência como principal valor lhe dá a possibilidade de ser menos rigoroso consigo mesmo.

Não quer dizer que você vai fazer de qualquer jeito. Só se permitirá um pouco mais.

Outro benefício de entender a importância dos valores é compreender melhor as pessoas que convive contigo. Você passa a respeitar as decisões de outros, pois sabe que aquelas decisões são baseadas nos valores dele.

O processo de Coaching te ajuda a descobrir os valores. E te leva a refletir sobre como se relacionar com eles. Você compreende momentos cruciais da sua vida. E se prepara para novas tomadas de decisões.

Quer descobrir quais são seus valores? Procure um Coach.

Ah, junto com os valores, muitas vezes você também adquire suas crenças. E é essa a palavra de amanhã: CRENÇAS!!!

Te espero!!!!