Veja como e onde assistir ao grande eclipse solar desta terça-feira em SC

O grande eclipse solar sul-americano que acontece nesta terça-feira (2) não poderá ser visto em sua totalidade no Brasil e em Santa Catarina, apenas parcialmente. A visão privilegiada acontece no Chile e na Argentina.

Em Florianópolis, de acordo com o professor de física da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Alexandre Zabot, o melhor horário para se observar o fenômeno será entre 16h50 e 17h10, por cerca de 20 minutos e preferencialmente em locais altos, como o Morro da Cruz.

Eclipse solar poderá começar a ser visto próximo das 17h – Divulgação/ND

O professor alerta também que, com o tempo chuvoso e nublado encobrindo o céu, é possível que as pessoas sequer percebam o eclipse e a paisagem mais escura. O local onde o fenômeno será mais visível em Santa Catarina será no Oeste do Estado, pelo fato de o sol se pôr mais tarde nesta região.

Leia também:

Onde assistir ao eclipse online

Quem não conseguir acompanhar o eclipse parcial em Santa Catarina por questões de visibilidade, poderá conferir transmissões ao vivo via internet do eclipse total, que poderá ser visto de outros países da América do Sul. Confira algumas opções:

  • Nasa

Em parceria com o laboratório Exploratorium, de San Francisco, a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) realizará uma transmissão ao vivo do grande eclipse solar sul-americano. A transmissão estará disponível do site da Nasa e será realizada por meio de três players.

Um player com imagens sem áudio, com telescópios localizados em Vicuna, no Chile, das 16h às 19h (horário de Brasília), e outros dois players com comentários ao vivo, um em espanhol e outro em inglês, das 17h às 18h.

  • IBM

A empresa de informática IBM, em parceria com observatórios do Chile, da Argentina e da Nasa também transmitirá o evento ao vivo. A transmissão será viabilizada também por meio de uma parceria com a The Weather Company e poderá ser acompanhada neste site, a partir das 17h.

  • Observatório Interamericano de Cerro Tololo

O Observatório que fica localizado no Vale de Elqui, no Chile, cerca de 80 km da cidade de La Serena, também fará uma transmissão ao vivo do fenômeno contando com o apoio de seus sete grandes telescópios. A partir das 17h será possível conferir imagens exclusivas dos telescópios do Observatório por este link.

  • Plataforma de Astronomia Slooh

Uma outra opção é a plataforma online de astronomia Slooh. A partir das 16h15 (horário de Brasília), a plataforma irá oferecer aos internautas uma transmissão com imagens do eclipse a partir de telescópios e observatórios localizados em todo o mundo. É possível acompanhar pelo Facebook da Slooh.

  • App The Weather Channel

O aplicativo “The Weather Channel”, disponível para download para Android e iOS, também irá fazer a transmissão no próprio aplicativo. É possível baixar o aplicativo neste link para acompanhar através do aparelho celular também.

Mais conteúdo sobre

Tempo