Verão em Florianópolis terá reforço na iluminação, guarda-vidas e mais conforto; confira

Atualizado

Quem frequenta as praias da Ilha de Santa Catarina deve encontrar mais iluminação, conforto e segurança na próxima temporada de verão. É o que garantiu a prefeitura de Florianópolis durante o lançamento da Operação Verão 2019/2010, realizado no gabinete do prefeito Gean Loureiro, na manhã desta quinta-feira (12).

O encontro contou com a presença de representantes da Casan, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal.

Ações da Operação Verão 2019/2020 foram apresentadas na manhã desta quinta-feira – Cristiano Andujar/Divulgação/PMF/ND

A operação prevê a instalação de 1.136 novos pontos de iluminação em 21 praias, 200 banheiros, 40 chuveiros públicos gratuitos, 69 quiosques nas praias de Jurerê Internacional, Lagoa da Conceição, Novo Campeche, Brava, Joaquina, Mole, Campeche, Santinho e Forte, e um efetivo total de quase 300 homens trabalhando na segurança dos banhistas. A unidade de atendimento ao turista localizado na Lagoa do Peri também será reaberta.

Quanto à iluminação nas praias, Gean garante que não se trata de “melhorias”, mas de novos pontos.

“A partir de outubro lançamos o projeto Praia Iluminada, e a instalação estará concluída até o início da temporada. Vamos dar vida aos balneários que não se tinha à noite. É um investimento considerável que estamos planejando desde março”, aponta o prefeito.

Leia também:

O período de duração da temporada de verão vai de 15 de dezembro de 2019 a 15 de março de 2020. A implantação das ações, no entanto, deve ocorrer já a partir de outubro, e as prioridades serão definidas por região e seguirão um cronograma. O objetivo é proporcionar uma atuação coordenada e integrada entre os órgãos.

A expectativa, segundo o prefeito, é prolongar essa temporada, promovendo ações e eventos que estimulem o turista a permanecer na cidade pelo menos até abril.

Segurança

De acordo com o comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Diogo Losso, o efetivo de guarda-vidas também será reforçado já a partir do dia 12 de outubro.

Serão 166 guarda-vidas em 26 praias de maior movimento e risco de atendimentos. A praia da Lagoinha do Leste também passará a contar com o serviço de guarda-vidas.

Cerca de 30 bombeiros de unidades do interior serão deslocados à Capital devido ao aumento da população durante a alta temporada. Serão chamados, ainda, mais 90 profissionais recém-habilitados, além dos 250 que passarão por treinamento de reciclagem.

Em termos de infraestrutura, Florianópolis contará com seis quadriciclos que farão rondas nas maiores praias, como Joaquina e Campeche, além de oito motos aquáticas e a aeronave Arcanjo.

Prefeito Gean Loureiro também anunciou a contratação de colaboradores temporários para a Comcap – Bruna Stroisch/ND

Mais blitz de Lei Seca

A Guarda Municipal de Florianópolis fará rondas diárias nas praias para garantir a segurança dos frequentadores desses locais. Também irá intensificar a realização de blitz da Lei Seca, e as operações de trânsito para melhoria da mobilidade.

A operação Floripa Legal, da Superintendência de Serviços Públicos, também terá continuidade e vai fiscalizar o comércio ambulante nas praias em três turnos, com mais de 80 fiscais e auxiliares.

Limpeza

Durante a apresentação da Operação Verão, o prefeito Gean Loureiro também anunciou a contratação de colaboradores temporários para a Comcap.

A autarquia terá o reforço de mais 150 colaboradores temporários, com limpeza e coleta diária nos principais balneários.

Os funcionários também irão orientar ambulantes sobre a forma correta de separar resíduos, e fornecer sacos de lixo para melhorar o manejo dos resíduos gerados na faixa de areia.

A autarquia vai contar com novos equipamentos: quatro quadriciclos, seis reboques, cinco roçadeiras giro zero, 50 roçadeiras manuais, 20 caixas estacionárias grandes e três caminhonetes para fiscalização.

Saúde

Na área da saúde, as ações de combate e monitoramento da dengue e febre amarela serão fortalecidas.

A Diretoria de Bem-Estar Animal vai promover campanhas de adoção e conscientização de pets. Também irá intensificar as castrações de cães e gatos em comunidades carentes próximas às praias, entre outras ações.

Cultura e infraestrutura

Na área de esporte e cultura, o projeto Férias na Passarela vai atender cerca de 250 crianças durante o recesso escolar. Apresentações artísticas e culturais também farão parte da programação de verão.

Também foram citadas ações no segmento de infraestrutura que já estão em andamento, como a Operação Asfaltaço, que prevê mais de 150 quilômetros de pavimentação asfáltica para mais de 100 ruas, além de cerca de 85 quilômetros de vias específicas (ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas) para ciclistas.

Para garantir o abastecimento de água, a Casan irá manter a estrutura emergencial usada durante a estiagem. Haverá, ainda, o acréscimo de 10% na captação de água no Norte da Ilha, com a abertura de três novos poços no Rio Vermelho e Santinho, e a instalação de bombas reservas para poços na Costa Norte e Costa Leste.

Infraestrutura