Vereador de São José estuda criação de subprefeituras para descentralizar serviços

Ideia é trazer maior comodidade ao cidadão e auxiliar na mobilidade urbana

Para emitir notas fiscais, tirar dúvidas quando ao IPTU, obter documentos de processos e realizar inúmeros outros serviços, o cidadão precisa se deslocar até a Prefeitura Municipal, na avenida Beira-Mar de São José. O trajeto, no entanto, não é de fácil acesso, tanto para quem precisa do transporte coletivo devido à escassez de horários e linhas de ônibus, como para quem vai de carro, já que o estacionamento é restrito. 

Uma proposta que deve ser apresentada nas próximas semanas pelo líder do governo na Câmara, Orvino Coelho de Ávila, no entanto, pretende mudar este cenário e resgatar o que a cidade já viveu em 1976, quando os serviços não ficavam em uma única unidade. A cidade possuía três distritos: Campinas, Barreiros e São Pedro de Alcântara, o último virou município em 1994.

“A descentralização trará maior comodidade ao munícipe. No momento estou fazendo o levantamento dos locais que teriam as subprefeituras. Ainda é um esboço. Quando estiver pronto, apresentarei à Câmara, mas com certeza é uma das bandeiras que vou defender”, afirma o vereador.

Os locais das superintendências estão em estudo, mas regiões como Barreiros, Forquilhinhas e Sertão do Imaruím são algumas das alternativas. “A ideia é que no início tenhamos umas três, quatro superintendências e depois possamos ampliar esse número”, diz.

A prefeita Adeliana Dal Pont se mostrou favorável ao projeto. De acordo com a gestora, toda proposta que possa levar a administração municipal para mais perto da comunidade interessa sua equipe. “Tenho vontade de ter Centros de Atendimento à População em alguns bairros de São José. Já conversei com o vereador Orvino e vamos aprofundar as discussões para avaliar qual o projeto que é melhor para a cidade”, declarou.

Se as superintendências forem implantadas, São José será o único município da Grande Florianópolis a contar com essa descentralização de serviços.

Vereador diz que benefícios das superintendências devem ser maiores que custos

Para o vereador Orvino Coelho de Ávila é preciso criar soluções  ao problema de mobilidade que envolve a cidade, já que os moradores é que tem sofrido as consequências. Sobre os custos que a criação de superintendências causaria ao cofre municipal, ele é categórico “Não terá um custo muito alto, pois temos um bom número de funcionários e o projeto trará um enorme benefício aos contribuintes. E, claro, facilitará também para os funcionários que poderão ser remanejados mais próximos as suas residências”, prevê.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...