VÍDEO: Agência bancária é interditada por demora de atendimento em Chapecó

Atualizado

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) interditou, na tarde desta terça-feira (5), uma agência do banco Bradesco, no Centro de Chapecó. A medida foi tomada visto a demora no atendimento ao cliente na agência do Centro.

Agência foi fechada na tarde desta terça-feira – Foto: Divulgação/RICTV

De acordo com o coordenador do órgão, Paulo Balancelli, a decisão foi embasada na Lei Municipal nº 3975/99 que regulamenta o tempo razoável para atendimento de até 10 minutos em dias normais. Em véspera ou após feriados prolongados são permitidos até 20 minutos de espera e no 5º dia útil do mês são autorizados 30 minutos.

“A paciência do consumidor chapecoense encerrou. Nós ficamos aqui por mais de 35 minutos esperando. É a 6ª infração cometida por este banco”, disse Balancelli. 

A norma conhecida como a Lei da Fila do Banco sugere que na sexta infração a agência bancária seja interditada até a sua regularização. As penalidades para o não cumprimento da norma variam de advertência, multa e até mesmo a suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento. 

“Interditamos o banco até que ele ache uma solução para este problema. Mais funcionários, mais caixas, novo sistema”, afirmou o coordenador do Procon.

Vídeo divulgado por Balancelli 

Operação 

A interdição da agência do banco Bradesco faz parte da Operação Paciência que irá visitar outras agências bancárias de Chapecó, com objetivo de fiscalizar o cumprimento da lei municipal. “O consumidor chapecoense não será mais prejudicado em questão de tempo e fila”, diz. 

Por telefone, Barcelli disse que os responsáveis pela agência procuraram o Procon para protocolar um recurso, que será analisado durante esta madrugada. No entanto, o estabelecimento permanece fechado até a regularização. 

A reportagem não conseguiu contato com os responsáveis pela agência Bradesco. 

Economia