Vídeo: infectologista explica quem precisa usar máscara durante pandemia

Atualizado

Em meio à pandemia de coronavírus, as dúvidas são frequentes sobre o uso de máscaras. Para esclarecer a comunidade, a Prefeitura de Blumenau providenciou uma entrevista com um infectologista.

Segundo o médico Rodrigo Duarte Perez, profissionais que atuam em serviços mantidos durante a pandemia, como farmácias, supermercados e postos de combustíveis, não precisam de máscara.

Ele explica que, conforme estabelece a OMS (Organização Mundial da Saúde), o equipamento é destinado aos profissionais da área da saúde que estão em contato direto com pessoas potencialmente infectadas pelo Covid-19.

Leia também:

A recomendação reforçada pelo especialista é de que quem tem sintomas de gripe não saia de casa. Quem não tem queixas e precisa ir a algum estabelecimento, respeite a distância de um metro entre uma pessoa e outra.

Além disso, Rodrigo reitera a importância da chamada higiene da tosse. Ela preconiza que ao tossir ou espirrar a pessoa cubra boca e nariz com o antebraço e nunca com a mão. Outra possibilidade é usar lenços descartáveis.

“E assim que puder, fazer a higienização das mãos, que não precisa obrigatoriamente ser com álcool em gel. Basta utilizar água e sabão. Isso é suficiente na luta contra o coronavírus”, completa o infectologista.

Confira o vídeo com as recomendações do infectologista:

Notícias