Vigilância Ambiental já registrou 28 focos do mosquito Aedes aegypti neste ano em Joinville

Bairros Itaum e Boa Vista lideram a lista com seis ocorrências cada

Fabrício Porto/ND

No sábado passado (13), os agentes e os militares participaram das ações do Dia D contra o mosquito Aedes aegypti. Cerca de 500 homens do exército distribuíram panfletos e orientaram a população em quatro bairros

O trabalho dos agentes de combate a endemias da Secretaria da Saúde de Joinville já encontrou 28 focos do mosquito Aedes aegypti neste ano na cidade.

A maioria deles nos bairros Itaum e Boa Vista, com seis focos cada. Na sequência vem a Zona Industrial Norte, com quatro focos, Floresta, Pirabeiraba, São Marcos e João Costa com dois, além de Glória, Nova Brasília e Rio Bonito, com um foco cada.

Coordenados pela Vigilância Ambiental, as equipes têm feito uma varredura por todos os bairros da cidade, identificando possíveis criadouros, conscientizando e orientando a população de como eliminá-los.

Nesta semana, uma força-tarefa, realizada em parceria com o Exército, ocorre nos cemitérios públicos de Joinville para retirar os recipientes que possam represar água parada.
 
Além disso, os agentes e os militares vão vistoriar as escolas municipais nos bairros onde há focos do mosquito e, também, verificar denúncias represadas na Vigilância Ambiental. São cerca de 120 pessoas fazendo esta varredura que deve ocorrer até a próxima quinta-feira (18).

“Este incremento com os militares é muito importante para que possamos vistoriar mais casas em um menor espaço de tempo, e também conscientizar cada vez mais a população para eliminar os possíveis criadouros”, disse Nicoli dos Anjos, coordenadora da Vigilância Ambiental.

No sábado passado (13), os agentes e os militares participaram das ações do Dia D contra o mosquito Aedes aegypti. Cerca de 500 homens do exército distribuíram panfletos e orientaram a população em quatro bairros de Joinville, além da rodoviária e terminais de ônibus.

Os agentes de combate a endemias aproveitaram o dia para vistoriar 186 casas que estava fechadas durante a semana. Destas, 60 foi possível encontrar o morador e ser feita a vistoria, o que foi considerado positivo pela Secretaria da Saúde.
 
Novo ciclo na próxima semana
 
Na próxima segunda-feira (22) tem início o segundo ciclo de visitas nos bairros Itaum e Floresta, que eram consideradas áreas infestadas pelo mosquito. A ação será nos mesmos moldes do primeiro ciclo, realizado em janeiro e que fez uma varredura em cerca de 2,2 mil domicílios nos dois bairros.

A concentração será às 8h, nos fundos da Fundamas (Fundação Municipal Albano Schmidt), no bairro Itaum.

Os agentes de combate a endemias da Prefeitura terão o apoio de Agentes Comunitários de Saúde, Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Polícia Ambiental, subprefeituras Sul e Sudeste, Defesa Civil e da empresa Ambiental.

As equipes percorrerão a partir de segunda até sexta-feira (26) todos os domicílios na área infestada.

A ação ocorrerá das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...