Você mostra muita gengiva ao sorrir? Saiba que este problema tem solução

Atualizado

Para quem há muito tempo sente desconforto ao sorrir, já tem baixa autoestima porque a gengiva aparece demais, o chamado excesso gengival, o especialista Guenther Schuldt Filho conta sobre o estudo feito em 2018 na Unisul, Campus Grande Florianópolis, que soluciona este problema. 

Paciente que encontrou a solução para o excesso gengival

Antes e depois do tratamento das gengivas – Foto: Divulgação

Atualmente, a procura por tratamentos odontológicos com finalidade estética tem crescido de maneira exponencial, principalmente pela população adulta, pois a busca pelos padrões estéticos é uma realidade na sociedade contemporânea. 

Em busca de soluções eficientes para quem tem o problema, o estudo realizado na Unisul ensina que a avaliação estética dos indivíduos deve ser composta de uma análise extrabucal, labial, periodontal e dentária. Participaram do trabalho, com o Dr. Guenther, os profissionais Yasmin Najmeddine, Daniel Ferrari Cardoso, Isabella Peixoto Luna Carneiro e Bernardo Born Passoni. 

“A composição de um sorriso considerado belo e saudável envolve o equilíbrio entre forma e simetria dos dentes, lábios e gengiva, além do modo como se relacionam e harmonizam com a face”, diz o estudo.

10% da população tem excesso gengival

Explica o dentista e professor da Unisul Guenther Filho, que é fundamental o entendimento dos aspectos periodontais, dentários, esqueléticos e musculares que direcionam para a escolha da melhor abordagem terapêutica.

“Estima-se que 10% da população apresenta excesso gengival, sendo a maioria mulheres. A exposição das coroas dos incisivos superiores e do tecido gengival em relação ao lábio superior classificará o sorriso como baixo, médio ou alto”, define o estudo.

Os profissionais consideram que o sorriso esteticamente mais aceitável é o de altura média, quando há exposição de todas as coroas dos incisivos superiores e cerca de 1 mm de gengiva. Exposições acima de 3 mm de gengiva classificam-no como “sorriso gengival”.

“A etiologia para essa apresentação clínica tem sido atribuída a vários fatores, entre os quais se podem destacar hiperplasia gengival, lábios superiores curtos ou hiperativos, excesso vertical de osso maxilar, coroas clínicas curtas, erupção passiva alterada ou uma associação desses”, explica Guenther Filho.

“Uma indicação precisa para tratamento do sorriso gengival por meio de aumento de coroa clínica é na presença de erupção passiva alterada, pois nesse caso as proporções faciais, o comprimento e a mobilidade labial estão normais, no entanto existe grande exposição de gengiva acompanhada de coroas clínicas curtas”, conclui. 

Quem é o Dr. Guenther Filho?

O dentista catarinense Dr. Guenther Schuldt Filho, 36, é uma autoridade mundial em implantes. Quem atesta isso é a Academia Americana de Periodontia, que considerou um artigo escrito por Guenther como o mais relevante da área em 2018. 

A pesquisa clínica feita na USP, em São Paulo, teve a participação de quase mil pacientes, observando saúde do dente, gengiva e osso e rendeu o aclamado prêmio da American Academy of Periodontology, o Clinical Research Award. O profissional, que fez parte de seu doutorado na Suíça, sabe o que diz sobre o assunto.  

Especialista, mestre e doutor em implantes pela UFSC, tem 13 anos de carreira e mais de 40 artigos científicos publicados. Guenther Filho tem forte DNA: nasceu em uma família de dentistas. É palestrante nos principais congressos nacionais, na área de implantodontia. 

Professor universitário na Unisul, grande Florianópolis, Guenther Filho também coordena o Curso de graduação de Odontologia em Blumenau, na Unisociesc e tem uma clínica com a família em Blumenau e outra própria em Florianópolis, na Beira-mar Continental. 

O profissional dedica-se exclusivamente ao tratamento com implantes: parte cirúrgica e parte da prótese. Possui os equipamentos mais avançados para este trabalho.

Texto: Alessandra Cavalheiro /Jornalista /Mtb 9775

Mais informações aqui:

Contato e endereço em Florianópolis:
Rua Fulvio Aducci, 627 – Estreito – Sala 801
CEU Centro Empresarial
WhatsApp: (48) 9 9186-1304

Contato e endereço em Blumenau:
Rua General Osório, 1595 – Velha
WhatsApp: (47) 9 9177-0008
Instagram: @prof.drguentherfilho

Mais conteúdo sobre

Saúde Mais