Você sabe o que é Dermatite Ocre?

Foto/Divulgação – Foto: Dr. Ricardo Rizzo

Quem esclarece sobre a Dermatite Ocre é o cirurgião vascular Ricardo Rizzo Luiz. Ele explica que este é o nome dado à pigmentação acastanhada que a pele do paciente com doença venosa sofre. O problema está associado às varizes.

Explica o profissional que é mais comum aparecer nas pernas e tornozelos. “A pigmentação ocorre porque, com a dilatação das veias, alguns componentes do sangue (hemácias e o ferro) extravasam e pigmentam a pele”, diz.

O diagnóstico é feito no exame físico, pelo médico clínico geral ou o especialista em angiologia e cirurgia vascular. O tratamento consiste em corrigir a causa do problema, ou seja, tratar a doença venosa, as varizes.

Aconselha o médico que, além do tratamento das varizes, o uso de cremes despigmentantes, anti-inflamatórios, o uso de meias elásticas e a simples elevação das pernas podem combater a progressão da pigmentação.

“Para que a pessoa com doença venosa – varizes – não desenvolva a dermatite, o tratamento das varizes ainda em estágios iniciais é fundamental (controle do peso, uso de meias elásticas, medicamentos e eventualmente tratamento cirúrgico das varizes) ”, alerta o Dr. Ricardo Rizzo.

Edição: Alessandra Cavalheiro – Jornalista – Mtb 9775

 

Mais informações:

WhatsApp: 55 (48) 3247-5158

https://www.drricardorizzoluiz.com/

Mais conteúdo sobre

Saúde Mais