Workshop debate preservação do patrimônio

Encontro promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina tem o objetivo de alinhar políticas públicas para defesa do patrimônio histórico-cultural do Estado

Oito palestrantes participam nesta sexta-feira, 4, do workshop “Preservação e Recuperação do Patrimônio Histórico-Cultural”, promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina. Pelas características do evento, trata-se de um encontro inédito no Estado para debater um assunto da maior gravidade, que é de responsabilidade de inúmeros órgãos públicos, tanto do governo federal, quanto estadual e prefeituras. Patrimônio histórico-cultural é um tema da maior relevância para a sociedade, porque trata da memória coletiva, dos referenciais indispensáveis ao próprio conhecimento de nossas origens. E o MPSC tem como uma de suas atribuições zelar pela preservação dos “bens móveis (carros, títulos, ações) ou imóveis (lotes, casas) de valor histórico, arqueológico, arquitetônico, arquivístico, bibliográfico, museológico, artístico, paisagístico, ambiental, cultural e afetivo, que mantenham uma história viva para as presentes e futuras gerações”. Portanto, o encontro deste dia 4 – que reunirá autoridades e pesquisadores – tem um objetivo importantíssimo, que é o alinhamento de políticas públicas relacionadas ao patrimônio histórico-cultural, tão ameaçado pela ganância, pela especulação e pelo pouco caso, tanto de órgãos públicos, quanto dos proprietários dos bens de valor coletivo inquestionável.

Tem grana?

“Cunha vai ao banco dos réus e se anima: ‘Tem dinheiro lá?’”. Brincadeira do portal de humor Sensacionalista, após o STF aceitar denúncia – por 10 a 0 – contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Mês delas

Uma das atrações do Março é Delas será o debate sobre a atuação das doulas em Santa Catarina e os 10 anos da Lei Maria da Penha, promovido pela União Brasileira de Mulheres/SC, com a participação da deputada federal Angela Albino (PCdOB), neste domingo, às 16h, no Parque de Coqueiros. A discussão sobre os avanços e desafios no combate à violência contra as mulheres será no dia 14, no auditório do CCJ na UFSC.

Palestras na Acif

Ainda no clima do mês da mulher, a Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) promove entre os dias 7 e 11 de março um ciclo de palestras com foco no desenvolvimento financeiro, marketing pessoal e gerenciamento de tempo, entre outros temas. Todos os eventos são gratuitos. A inscrição deve ser feita no site da entidade, onde também está a programação completa.

Turismo em alta

A press trip realizada pelo Floripa Convention no ano passado com jornalistas da mídia especializada em turismo ainda está rendendo frutos. Desta sexta, 4, a domingo, 6, a jornalista Letícia Martins, da revista Viajar Pelo Mundo, estará na Capital para explorar roteiros turísticos numa programação que contém passeios pelas regiões Norte, Sul e Leste da Ilha, além de incursão ao Centro Histórico.

Cervejas artesanais

Acontece nesta sexta, 4, a partir das 19h, a segunda edição do Encontro de Cervejeiros, no O Sítio (Lagoa), com degustação de cervejas artesanais. Além de trocar experiências, os organizadores pedem que cada um leve a que produz ou a que aprecia para compartilhar ou apenas bebericar. O encontro terá a participação de químicos, engenheiros e profissionais da área.

Advogados públicos

Florianopolitano Rogério Filomeno Machado (Lelo) assume na segunda-feira (7) a vice-presidência da recém-fundada Anafe (Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais). A entidade já nasce com 3.500 associados. A posse será na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília.

Tempo bom

Já é possível perceber mudanças importantes no sistema de sinaleiras de Florianópolis. Durante cinco anos reclamei do tempo para os pedestres e ciclistas atravessarem a Avenida Beira-Mar Norte na esquina da Travessa Rufino José da Silva (altura da pizzaria Papparella). Era impossível completar o trajeto durante o tempo aberto para a travessia. Agora, sim, dá para cruzar a Beira-Mar sem o risco de ficar no meio do caminho.

Aeroporto

O deputado Gean Loureiro protocolou uma solicitação para realização de audiência pública para discutir as obras de acesso ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz. É que o próprio Ministro de Aviação Civil, durante visita do parlamentar a Brasília, deixou claro que a agilidade na execução da obra vai contribuir para um maior número de interessados no leilão do aeroporto.

Elephant Parade

O maior leilão de arte no Brasil em 2016 abriu as portas. A Elephant Parade Floripa lançou o leilão beneficente online das esculturas no site www.elephantparade.com.br/leilao, que ficará disponível para lances até o dia 2 de abril. A exposição, que teve início em dezembro de 2015, reuniu 80 obras e atraiu mais de 70 artistas plásticos está na reta final. Cada elefante é uma obra de arte única e, a partir de agora, todos estão disponíveis no leilão online.

Divulgação/ND

Pra começar bem

Representantes da Academia Brasileira de Contadores de Histórias deram um show durante a abertura da 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura 2016 que termina nesta sexta, 4, em Florianópolis. Os anfitriões foram o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, e a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin que deram as boas vindas aos dirigentes de cultura de diversos estados do país que estão presentes no evento.

Divulgação/ND

Intervenção Urbana

Uma das quadras da Rua Conselheiro Mafra será repaginada pelos empresários da região. Dois arquitetos foram contratados para deixar a via com mais cor, vegetação, acessibilidade, mobiliários urbanos e muita intervenção artística (foto). A sugestão das mudanças começou pelo Núcleo do Centro Histórico da CDL de Florianópolis que agora mobiliza os empresários vizinhos para colocar em prática os trabalhos.

Loading...