Conheça o atleta olímpico de canoagem que treina nas águas de Joinville para ir a Tóquio

Edson Silva, o Edinho, treina há mais de 15 dias na baía da Babitonga para se preparar para os Jogos Olímpicos do ano que vem

Um atleta olímpico nas águas da baía da Babitonga, em Joinville. O gaúcho Edson Isaias Silva, o Edinho, escolheu Joinville para seus treinos diários. Ele representa a Seleção Brasileira e se prepara para as Olimpíadas de Tóquio, no Japão, entre julho e agosto do ano que vem.

Edinho coleciona  medalhas e títulos e é uma inspiração para quem também sonha em vencer por meio do esporte.

“No Rio Grande de Sul, há muitas restrições. Eu tive de procurar um lugar para treinar e Joinville abriu as portas para mim. E está sendo muito importante fazer essa preparação para as Olimpíadas”, conta o atleta.

Edinho começou a trajetória cedo, aos 13 anos, em um projeto na Associação de Canoagem de Guaíba (RS). Logo se destacou entre os colegas, participou de competições e chamou atenção pelo bom desempenho. Lembra, no entanto, que passou por muitas dificuldades financeiras e pensou em desistir.

“Sou de família humilde. Mas graças aos meus resultados pude dar uma casa para meus pais”, recorda.

Coleção de medalhas

Foi na família, inclusive, que Edinho encontrou forças para seguir no esporte. Aos 21 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira de canoagem, onde está até hoje. Foram 82 competições só no Brasil onde ganhou 37 medalhas de ouro, 30 de prata e 15 de bronze.

Aos 21 anos, Edinho foi convocado para a Seleção Brasileira de canoagem, onde está até hoje – Foto: Arquivo pessoal/Divulgação ND

E ele também carrega na bagagem 76 participações em campeonatos internacionais e reúne 27 ouros, 36 pratas e 13 bronzes.

O atleta já está em Joinville há 15 dias e ficará por mais uma semana. Cíntia Brasil, professora de educação física, ajudou nesse processo de mudança. “O Edinho é muito determinado e leva muito à risca o seu treinamento”, testemunha Cíntia.

“Hoje, posso dizer que estou 70% preparado, mas com essa finalização, esse polimento, com apoio do Iate Clube, vou chegar a 100% na seletiva para os Jogos Olímpicos”, conclui Edinho, sempre defendendo a humildade e o esforço para conquistar sonhos.

Edinho no Iate Clube de Joinville, que é banhado pela baía da Babitonga, local dos treinos diários – Foto: Maikon Costa/NDTV Joinville

*Com informações de Maikon Costa, da NDTV Joinville