Pandemia e a gestão pública digital

A pandemia do coronavírus trouxe preocupação para o mundo inteiro. Em um lado, são necessárias ações que garantam tratamento adequado para quem enfrenta a doença, em outro são fundamentais os protocolos que impeçam o aumento no número de casos. Medidas como isolamento social, uso de máscaras e álcool gel passaram a fazer parte da rotina de todos nós. Tão importante quanto isso é a transparência do poder público na condução da situação.

Preocupada com isso, a prefeitura de Palhoça vem divulgando no Portal da Transparência os gastos relativos ao Covid-19, a lista de fornecedores, os produtos adquiridos, ordens de compra, licitações, contratos e empenhos emitidos, liquidados e pagos. Para facilitar a fiscalização por parte da sociedade e dos órgãos de controle, aproveitamos o módulo específico criado pela IPM Sistemas, empresa que fornece o sistema de gestão pública digital que utilizamos. Tenho certeza de que essa pandemia, e o que ela tem forçado a mudarmos no dia a dia, está impulsionando a administração pública para a versão digital. Aqueles que ainda não estavam preparados estão sendo forçados a se preparar.

Trabalhar em home office, fazer videoconferência com funcionários, fornecedores e integrantes de outros poderes, ter atendimento virtual ao público, prestar contas online, tudo está em evidência exatamente por causa da pandemia. Quem não fazia, vai ser forçado a fazer, pois em um próximo momento de crise, com a tecnologia aliada à nossa gestão, temos uma resposta muito rápida, conseguimos nos adaptar e temos condições para resolver problemas de forma mais eficiente para dar respostas à população.

Creio que isso não é mais sonho, é o presente em muitos municípios. E essa crise atual vai impulsionar todos para que em um futuro bem próximo, estejamos vivendo sob uma lógica digital. Não tem mais como retroceder. Afinal, depois que se passa por uma transformação como essa e você entende o benefício que é ter a tecnologia como aliada, não há como voltar aos antigos hábitos, afinal a gente passa a ter os benefícios, tanto o econômico quanto o de velocidade de resolução de processos.

01 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
  • Volnei Felício Pereira
    Volnei Felício Pereira
    Parabéns secretária, conheço bem a seriedade que a administração pública de Palhoça trata a otimização de seus processos. Tomara que todos os catarinenses se inspire em Palhoça, um município vanguardista em clareza e velocidade da informação.

+ Artigos