A Justiça eleitoral e as eleições 2020

Orgulho-me de pertencer à Justiça Eleitoral Catarinense, uma das mais respeitadas do País, ante a dedicação e a operosidade de seus Juízes, Promotores, Servidores e Colaboradores Eleitorais, inclusive Mesários, que trabalham incessantemente, em múltiplas tarefas constitucionais e institucionais, para realizar as Eleições Municipais e entregar os resultados de forma rápida, segura e transparente.

Seguíamos o planejamento e a preparação das eleições deste ano, quando fomos surpreendidos com a pandemia da Covid-19, que nos trouxe novos desafios, em especial o de resguardar a saúde de todos os participantes. Mas tudo está sendo feito para que o pleito se realize com segurança, desde que, obviamente, os eleitores colaborem e respeitem as regras eleitorais e sanitárias e sejam responsáveis e solidários para com os outros.

Outros desafios são correntes: ataques à urna eletrônica, uma invenção tecnológica que revolucionou as eleições no Brasil e deu celeridade e higidez ao processo eleitoral. Aos mal-intencionados cabe o rigor da lei. Aos que desconhecem o sistema, que procurem informar-se no site do TSE e conhecerão os seus benefícios.

A desinformação, popularmente chamada de fake news, é outra pandemia que precisa ser exemplarmente coibida, porque tem o poder negativo de manchar a democracia e conspurcar a vontade do eleitor, com mentiras e maledicências, bem opostas ao direito fundamental de opinião.

A democracia é o melhor regime de governo até hoje inventado. Permite que o povo governe, ainda que, no sistema brasileiro, por intermédio de representantes eleitos para o exercício de mandatos. Por isso que a escolha dos melhores gestores é uma das tarefas mais importantes para os eleitores. E em eleições municipais essa missão é ainda mais altaneira, porque é nos Municípios que vivem as pessoas, que precisam de estruturas e serviços públicos de qualidade.

Por isso, caro eleitor, exerça o seu direito-dever-poder de voto responsável, livre e consciente, para melhorar a vida das pessoas em seu Município.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...

Artigo

​A infraestrutura é aliada incondicional do desenvolvimento econômico e social. A afirmação é irrefu ...