2020 e a gratidão

Como para todo o planeta, o ano de 2020 trouxe enormes desafios para o IVG. Saímos de 2019 com nossas missões e responsabilidades ampliadas, chegando a mais de 6.500 crianças e jovens atendidos. Isso no contexto de uma crise econômica que já suprimia diariamente o trabalho e a renda nas periferias.

A suspensão imediata de todos os nossos projetos, a partir da chegada da pandemia no início de 2020, foi portanto arrasadora. Crianças e jovens ficaram repentinamente sem aulas, sem recursos para a educação online e sem a alimentação garantida nas nossas organizações.

A partir daí articulamos forças-tarefa emergenciais nas às áreas sanitária e alimentar, para: informar e prevenir a Covid, produzir e distribuir máscaras, cobrar as autoridades por estratégias sanitárias específicas para as áreas mais vulneráveis, doar alimentos direto dos produtores rurais, criar cozinhas comunitárias, produzir e distribuir refeições, divulgar a campanha de doação de recursos para cestas básicas de alimentos e de higiene, incentivar e gerenciar o uso de uma moeda social em parceria com o ICOM e muitas outras frentes de trabalho. Um Investimento total de R$ 823.832,94.

A gratidão que me preenche o espírito neste fim de ano começa pela dádiva de seguir vivendo momentos de renovação e de confirmação da fé. Fé em Deus, no amor, na humanidade. Isso o duríssimo 2020 me trouxe.

Porque ainda que tímido para o tamanho dos problemas econômicos e sociais que enfrentamos, o florescimento da solidariedade coletiva que vivenciamos esse ano não pode nos dar nada menos do que esperança.

Agradecemos a todos indistintamente, às instituições públicas, privadas e do terceiro setor que caminharam conosco, aos empresários e aos bravos guerreiros da Rede IVG. Mas sinto que a beleza maior foi conseguir, através das redes de solidariedade, engajar a cidadã e o cidadão comum.

A gratidão ao ano de 2020 é a gratidão a todas e todos que atravessaram conosco a tempestade e seguem plantando sementes.

Que em 2021 floresçamos no amor, na solidariedade e na esperança!

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...

Artigo

​A infraestrutura é aliada incondicional do desenvolvimento econômico e social. A afirmação é irrefu ...