2021, Esperança

Mais um ano, e como foi? Por vezes, quando vivemos adversidades podemos chegar a pensar em desistir da luta e nos conformarmos com a ideia de que os sonhados “dias melhores” não passam de sonhos.

Mas, felizmente, somos resilientes e nos recusamos a acreditar que não há perspectivas para um futuro melhor. Então, esperança, e este sentimento depende de nós.

Milton Nascimento, em Coração de Estudante, retrata com profundidade a perspectiva da esperança: “…Mas renova-se a esperança Nova aurora a cada dia E há que se cuidar do broto Pra que a vida nos dê flor e fruto…”

Sempre há esperança para aquele que tem o privilégio de contemplar a aurora que se levanta nos céus a cada dia, renovando o seu compromisso inadiável com a vida.

Cheios de esperança vamos para o tempo que há de vir, com as nossas ânsias e os nossos sonhares, lançando um olhar para o futuro como quem tenta inaugurar novos mundos nos dias vindouros, mesmo conscientes de que muita coisa ainda é uma aspiração e uma promessa. É nossa responsabilidade tentar dar realidade a esse sentimento tão etéreo, pois acredito que a esperança se constrói, se soma, fortalecendo nossas vidas mesmo depois dessa famigerada crise.

Qual é o seu broto? … há que se cuidar do broto… pra que a vida nos dê flor e fruto… é a família, os amigos, o trabalho, o dinheiro… a renovação dependerá do seu foco.

Sabemos que os desafios movem a vida, pois nem a fé, nem a esperança amadurecem na calmaria. A esperança se fortalece na ambiguidade e na crise.

Nos momentos difíceis, a esperança se esconde nas raízes. Por isso, logo brota com mais força, atenção ao broto que há de vir em 2021.

A esperança em nossas vidas funciona como vidente, tem caráter profético.

É claro que não se pode dizer que ela está vendo o que vai acontecer no futuro, mas a esperança afirma como se o visse, e, enquanto o anuncia, de certa forma, o prepara.

Precisamente por vivermos tempos difíceis, precisamos mais do que nunca da pequena e teimosa esperança.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...