2021: o ano mais esperado do mundo

Todo o ano deixa a sua marca e a sua história. Certamente 2020 ficará registrado como o ano da pandemia do novo coronavírus. Será inesquecível em cada valorosa vida perdida, será lembrado pelo grandioso trabalho dos médicos e profissionais da saúde, que se transformaram num exército de heróis, além das incertezas e do medo que se espalharam por toda a humanidade.

Agora, ao completar 12 meses que pareciam não ter fim, ao fechar aos 10 meses mais desafiadores deste século, é preciso fazer o balanço para virar o ano e a página, iniciando o novo ciclo com outra perspectiva. Não significa que tudo ficou diferente a partir da meia-noite de 31 de dezembro, mas representa que realmente fomos capazes de aprender algo com o furacão chamado Covid-19, que invadiu nossas casas, cidades, países e o planeta.

Diante de tudo isso, o grande aprendizado coletivo deve ser enxergar o tanto que conseguimos avançar científica e tecnologicamente em tão pouco tempo. Foi possível mostrar de maneira concreta a importância da inteligência de dados, da pesquisa, do desenvolvimento digital e das pessoas que se dedicam à evolução do conhecimento.

Foi dessa maneira que conseguimos, em menos de um ano, criar vacinas que antes levariam pelo menos uma década para serem descobertas. A vacinação contra o novo coronavírus já iniciada em outros países e o anúncio do Plano Nacional de Imunização no Brasil ficarão marcados eternamente na trajetória mundial e brasileira. E mesmo as poucas vozes que ainda colocam dúvidas sobre a eficácia desses imunizantes, não impedirão a busca pela tão esperada e necessária proteção. São respostas que configuram em muitos passos na busca do cuidado emergencial para a proteção da vida.

É assim que devemos receber e viver o ano de 2021: confiando na capacidade de superação que sempre nos acompanhou. Antes de tudo, é preciso acreditar, de forma a fazer que as novas perspectivas se transformem em ação.

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) acredita neste novo presente. Especialmente porque realizou um amplo e coordenado trabalho no enfrentamento da pandemia durante todo o último ano, na defesa da saúde da população e dos médicos. E são os resultados alcançados que nos incentivam a fazer ainda mais, a buscar as respostas ainda necessárias.

Juntos, vamos fazer de 2021 uma nova oportunidade.

+

Artigos

Artigo

O lar ganhou um novo significado nesta era de isolamento social e home office. E a necessidade de tr ...