25 anos de luta pela vida

Neste momento histórico para o Brasil e o mundo no combate à pandemia do coronavírus, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina demonstra toda sua importância ao completar 25 anos de fundação, neste mês de agosto.

Em Santa Catarina a FEHOESC representa 206 hospitais privados e filantrópicos, 9.253 clínicas e 717 laboratórios de análises e patologia clínicas. Os hospitais que fazem parte da Federação, são responsáveis por 70% dos atendimentos SUS. Uma rede de prestadores de serviços de Saúde, comprometida em salvar vidas.

Ao longo dos anos enfrentamos muitos desafios do setor, que precisa se reinventar a cada mudança no cenário no país. E não tem sido diferente neste momento em que constatamos a falta de medicamentos e testes laboratoriais para atender os pacientes com Covid-19, recursos para contratação de profissionais como médicos e enfermeiros, afastados pela doença, ou até mesmo para atuarem na linha de frente com a habilitação de novos leitos.

O que nos move, é a mobilização constante da entidade na busca por soluções junto aos governos Municipais, Estadual e Federal, contando sempre com apoio de parlamentares e da sociedade, no encaminhamento de pleitos necessários ao bem estar da população. A busca é incessante pelo diálogo em todas as esferas.

E não são poucos os desafios que fazem parte do dia a dia das instituições hospitalares, laboratórios e clínicas, que além deste momento de crise, precisam ainda driblar o subfinanciamento, com a histórica defasagem da Tabela do SUS, se transformando em ameaça diária na continuidade dos atendimentos. Os diretores destes estabelecimentos são desafiados a todo momento a superar esses obstáculos, para imprimir uma gestão extremamente eficaz, garantindo as portas abertas.

Esta é a missão da FEHOESC que se renova ao completar 25 anos. Continuaremos lutando pelo fortalecimento da relação trabalhista neste setor que tem papel de destaque na assistência aos cidadãos catarinenses, mesmo nas mais severas crises de Saúde.

+

Artigos