60 anos de história

Nas últimas décadas, vivenciamos mudanças em diversas áreas e para a magistratura essa situação não foi diferente. O mundo mudou, a vida se tornou mais tecnológica, a Justiça catarinense cresceu, os juízes estão ainda mais conectados, produtivos e eficientes.

Neste dia 20 de fevereiro, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) completa 60 anos de história e, para nós, essa data é uma oportunidade para avaliar e valorizar o que construímos com a força do associativismo.

Temos um histórico de defesa de garantias, prerrogativas e direitos que não se prestam a beneficiar juízes, mas a proteger a sociedade e o Estado Democrático. Acreditamos que a participação da magistratura na elaboração de políticas públicas é essencial para o desenvolvimento da sociedade e por isso, ao longo desta trajetória, a Associação tem buscado manter um diálogo produtivo com os Poderes Executivo e Legislativo.

Esse trabalho é reforçado pelo estreito relacionamento que procuramos manter com diversas entidades associativas dos mais diferentes setores. Da mesma forma, cada vez mais, juízes e juízas do estado participam de comitês e comissões locais e nacionais, especialmente no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e se envolvem na busca de soluções para aprimorar o serviço da Justiça.

Para além da atuação associativa, a magistratura catarinense tem sido chamada a oferecer um serviço de excelência. É crescente a demanda de entrada de processos no Poder Judiciário, assim como aumenta, a cada ano, a produtividade da magistratura do Estado, sempre posicionada entre as mais produtivas do Brasil.

Mas, se de um lado a sociedade pede de nós eficiência e qualificação profissional, por outro, vivemos tentativas de intimidação que constantemente nos exigem posicionamento e ação. Temos um forte compromisso com a defesa do livre trabalho da magistratura como fator fundamental para a efetividade da prestação jurisdicional.

Muita coisa mudou em 60 anos, mas uma continua igual: seguimos com o trabalho de valorização da magistratura que caracteriza a nossa associação, reforçando os laços de parceria e companheirismo que nos unem. Chegamos até aqui com o desejo de que nossa trajetória, as histórias e as relações construídas se perpetuem no tempo. Que venham os próximos 60!

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...

Artigo

​A infraestrutura é aliada incondicional do desenvolvimento econômico e social. A afirmação é irrefu ...