8 de março – Dia de Reflexão

Quando falamos em um dia internacional especialmente dedicado às mulheres, não temos como objetivo comemorar. O esforço é para tentar diminuir e terminar com o preconceito e a desvalorização feminina.

Ao longo dos anos, muitas têm sido as vitórias das mulheres: a conquista de direitos como o de votar e se candidatar a cargos políticos, além da criação de delegacias de proteção à mulher.

Mesmo com todos os avanços, nós ainda sofremos com salários baixos, violência, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

Vamos aos dados: dentre a metade da população do mundo, 40% da força de trabalho é feminina; somos mais de 50% nas universidades; somos responsáveis por 75% do consumo. Por outro lado, as mulheres representam apenas 30% da liderança nas empresas. A porcentagem fica ainda mais baixa quando nos referimos a CEO e CFO, onde ocupamos somente 8,5% dos cargos. As mulheres trabalham em média uma hora a mais por dia do que os homens e ganham apenas 77% do salário deles.

Esses números só comprovam a importância da luta pela autonomia feminina e que a igualdade entre os sexos tem que ser parte fundamental de todos os processos de transformação.

É neste sentido que a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina vem atuando com firmeza e comprometimento. Hoje, a advocacia catarinense conta com 50% de mulheres advogadas. A Caixa, desempenhando o seu papel assistencial, vem desenvolvendo uma série de ações focadas em nossas colegas. São campanhas relacionadas à saúde física e mental, esportes, lazer, entre outras.

Marcando este mês especial, lançaremos nesta segunda-feira (9), o CAASC Saúde Mulher, oferecendo gratuitamente às advogadas de todo o Estado exames de prevenção ao câncer de colo de útero, 3º tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

Nesta data simbólica por busca de igualdade, desejo que as diferenças sejam superadas e respeitadas. Que seja um dia para pensar, repensar e organizar as mudanças em benefício da mulher e de toda a sociedade. Só assim será possível fazermos nossas escolhas e decidirmos os rumos de nossas vidas.

Mais Opiniões Artigos

Artigo

Vivemos tempos difíceis. Todos, sem exceção, serão atingidos pelas consequências desta pandemia global sobre a qual pouco se […]

Artigo

Os governos municipais e estadual têm se destacado nos Planos de Contingência para enfrentamento do COVID-19. Passado o […]

Artigo

O país e o mundo vivem um momento sem precedentes, comparável  a uma guerra, que precisamos vencer todos […]

Artigo

Um movimento toma Santa Catarina: leva informação, exorta união — inclusive entre concorrentes históricos —, desfaz mitos, mexe […]

Artigo

Mesmo sob a ameaça do coronavírus e contrariando pedido do presidente Jair Bolsonaro para que não fossem às […]

Artigo

Não há outra forma mais segura do coletivo das classes pobres do país se alçarem ao andar de […]

Artigo

Celebramos no dia 15 de março o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, cuja origem remonta o ano […]

Artigo

O tema sustentabilidade está cada vez mais presente nas empresas e na vida das pessoas. Com a meta de […]

Artigo

Em agosto de 2020 entra em vigor a Lei Geral de Proteção de dados nº 13.709, sancionada em […]

Artigo

A função social da administração da educação requer objetividade e clareza na perspectiva proposta por uma gestão. A […]

Artigo

No dia 7 de março é comemorado o Dia Nacional da Advocacia Pública. A data foi escolhida em […]